A GWM tinha grandes planos para a Europa, usando o mercado para  aumentar suas vendas para 1 milhão de veículos fora da China até 2030 e erguer uma fábrica na região. O sonho não durou muito tempo, pois a fabricante chinesa agora prepara-se para fechar sua sede europeia em Munique (Alemanha), demitindo todos os 100 funcionários e freando a expansão nos mercados europeus.

Mídias alemãs como Manager Magazin e Auto Motor und Sport relatam que a GWM confirmou que irá fechar o escritório em Munique no dia 1º de agosto, demitindo todos os funcionários na Europa, até mesmo Steffen Cost, chefe de operações da divisão europeia. Os planos de começar a vender carros na Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Holanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Portugal e Suíça ainda em 2024 foram cancelados e as conversas sobre a fábrica desapareceram.

A empresa havia anunciado recentemente que adiou a meta de vender 1 milhão de carros fora da China entre 2025 e 2030, dizendo que as condições do mercado estavam desafiadoras. A GWM vendeu 316.018 unidades no mercado global e somente 6.300 veículos foram para a Europa, mostrando a dificuldade da fabricante em se estabelecer. A fabricante afirma que precisará fazer ajustes em sua estratégia e cita “desafios internos”.

Apesar de praticamente acabar com a operação na Europa, a GWM diz que continuará a vender carros nos países onde já se estabeleceu, como Alemanha, Israel, Irlanda, Reino Unido e Suécia, fazendo todo o trabalho através dos escritórios na China. Em alguns países, como Alemanha, a fabricante tem uma parceira local, que continuará a cuidar das importações. O armazém com peças de reposição será transferido de Nuremberg (Alemanha) para Amsterdã.

Atualmente, a GWM vende o hatch elétrico Ora 03 e os SUVs Wey 03 e 05, da marca premium posicionada acima da linha Haval. Havia planos para lançar o sedã elétrico Ora 07 até setembro, mas agora a empresa não comenta a respeito.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com