Em anúncio realizado conjuntamente nesta semana, as marcas Toyota, Subaru e Mazda confirmaram o início de um projeto conjunto de desenvolvimento de motores. As três marcas prometem unir esforços para preservar propulsores tradicionais de combustão interna, tornando-os mais limpos e eficientes para seguirem na ativa mesmo com o avanço da eletrificação.
A ideia da parceria é acelerar os trabalhos e reduzir custos, compartilhando expertise e tecnologias. A união das três marcas não é surpresa, especialmente levando em consideração que a Toyota possui cerca 20% da Subaru e aproximadamente 5% da Mazda.
As empresas explicam que a nova geração de propulsores será projetada para eletrificação, apresentando tamanho compacto e compatibilidade com diversos combustíveis neutros em carbono. Dessa forma, terão garantido o alinhamento com políticas globais de descarbonização.
A ação faz parte de uma abordagem multi-vias, descentralizada em relação à eletrificação total e que vem sendo adotada por muitas marcas em razão da desaceleração global na demanda por veículos puramente elétricos. Ou seja, o próprio consumidor vem mostrando que os propulsores convencionais ainda têm futuro no mercado.
Toyota, Mazda e Subaru enfatizaram ainda que continuarão concorrentes na área de produtos e que seguirão oferecendo motores e carros exclusivos cada uma. No entanto, todas concordam que o carbono é o inimigo da vez e que a colaboração conjunta é estratégica. Neste contexto, cada empresa desenvolverá seu 'powertrain assinatura', ou seja, motores boxer no caso da Subaru, de quatro-cilindros no caso da Toyota e motores rotativos no caso da Mazda.
As empresas, dessa forma, continuarão atendendo às necessidades das suas respectivas bases de clientes. A parceria focará na otimização da integração de blocos elétricos e baterias nos seus respectivos propulsores, resultando na criação de uma nova geração de híbridos. Os novos conjuntos serão compatíveis com vários combustíveis neutros em carbono, incluindo hidrogênio líquido, biocombustíveis e combustíveis sintéticos.
Além disso, serão menores e ocuparão menos espaço sob o capô, oferecendo maior nível de liberdade de criação aos designers, aerodinâmica otimizada e, consequentemente, melhor eficiência. Na apresentação conjunta, a Mazda mostrou detalhes de um propulsor rotativo para aplicação EV, a Toyota levou motores 1.5 e 2.0 de “alto rendimento e alta eficiência térmica”, enquanto a Subaru exibiu um sistema híbrido de última geração no crossover Crosstrek.
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