A Ram confirmou que trabalha com as últimas unidades da 1500 Classic, Rebel e Limited com o motor V8 Hemi no Brasil. Além do estoque já no país, poucas estão embarcadas a caminho do país, mas são as últimas com o motor aspirado e sem as mudanças feitas na linha 1500 nos Estados Unidos - a Classic se despede de vez com a série R/T, limitada a 100 unidades.

Juliano Machado, vice-presidente da Ram na América do Sul, confirmou ao Motor1.com que a marca já trabalha no processo de homologação da linha 1500 com o novo 3.0 biturbo, um 6 cilindros em linha que, nos Estados Unidos, tem 426 cv e 64,8 kgfm de torque e 547 cv e 72 kgfm, dependendo da versão. Da família Hurricane, aposentou o V8 Hemi para atender as novas e mais rígidas normas de emissões em seu país de origem.

Só que o próprio Juliano confirmou que será um desafio para a Ram conseguir trabalhar com o estoque e esperar a chegada da nova 1500 sem algumas semanas de desabastecimento da rede de sua picape grande, seja a versão Rebel ou Limited - esta inclusive ainda tem fila de espera, mesmo custando R$ 540.990. A marca tem a Rampage, picape nacional monobloco; e as 2500 e 3500, as duas com motor turbodiesel e necessidade de habilitação C, para caminhão.

Ram 1500 Ramcharger 2025

Picape híbrida e elétrica em estudos

A Ramcharger, versão híbrida com motor V6 aspirado, também é cotada para o Brasil. Segundo Machado, o interessante desta versão é que os motores elétricos de 340 e 323 cv movimentam a picape e são alimentados por baterias de 95 kWh abastecidos justamente por este motor V6 aspirado, que em nenhum momento irá movimentar a picape. Tem uma autonomia de 1.100 km com um tanque de 102 litros de gasolina.

A Ram 1500 REV, a futura elétrica que está em fase final de desenvolvimento, deve ganhar o Brasil. São dois motores de 340 cv que, diferente da Ramcharger, depende da recarga externa das baterias de 168 kWh e 229 kWh, dependendo da versão escolhida. Isso será decidido de vez quando for apresentada no exterior. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com