Após ter focado seus últimos lançamentos em modelos elétricos, a BYD agora ampliará sua linha com carros híbridos plug-in, principalmente em segmentos onde ainda não atua. Uma das principais apostas será o BYD King, um sedã médio que quer finalmente acabar com o reinado do Toyota Corolla na categoria. As primeiras unidades já chegaram ao Brasil para começar a fazer o estoque e preparar o lançamento, marcado para entre julho e agosto.
Motor1.com viu as primeiras unidades do BYD King no Porto de Suape (PE), um dos portos utilizados pela fabricante chinesa, que tem usado todos os locais possíveis para trazer seus veículos, como uma forma de contornar a greve do Ibama. Os funcionários do órgão estatal estão realizando uma “operação tartaruga”, expedindo a licença ambiental necessária para autorizar a entrada dos carros no Brasil em 20 dias, contra os 8 dias necessários antes da greve.
O sedã é uma versão mais atual do Qin Plus, que já foi visto em testes no Brasil mas foi descartado pela marca por ser um pouco desatualizado. É baseado no Destroyer 05, porém com um nome melhor para que seja vendido globalmente – já foi até lançado no México. Seu design é bem diferente do restante dos carros vendidos no país, usando uma grade decorada com linhas prateadas.
Tem 4,78 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,49 m de altura e 2,71 m de entre-eixos, enquanto o porta-malas tem capacidade para 450 litros. Como comparação, o Toyota Corolla mede 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,45 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, já o seu porta-malas carrega 470 litros.
A disputa com o Corolla irá além de estar no mesmo segmento, pois ambos são híbridos. O sedã da Toyota utiliza um sistema híbrido convencional, com motor 1.8 de 122 cv no total e uma bateria de 1,3 kWh, que é recarregada pelo próprio veículo durante as frenagens. Já o King virá com um sistema híbrido plug-in com um 1.5 e um motor elétrico, entregando 204 cv de potência combinada, mas com uma bateria maior de 8,3 kWh, que fornece uma autonomia de 50 km no modo elétrico. Há também uma versão com bateria de 18,3 kWh. A empresa promete uma autonomia combinada de 1.200 km e um consumo de 25,6 km/litro.
Será bem equipado para conquistar o cliente que também gosta de tecnologia. Terá um painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, uma central multimídia de 12,8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa, freios de estacionamento eletrônico e mais.
O mistério é quanto o BYD King irá custar no Brasil. Hoje, o Toyota Corolla híbrido custa R$ 187.790 na versão Altis Hybrid e chega a R$ 198.890 na configuração Altis Hybrid Premium. Se a empresa continuar a estratégia de oferecer seus veículos por menos para conquistar os clientes, o sedã médio híbrido poderia chegar por algo na faixa de R$ 170 mil, o que também já ficaria abaixo do Corolla com motor 2.0 aspirado nas configurações Altis Premium e XEi.
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