A Toyota comemora nesta semana importante feito comercial alcançado pela divisão do Brasil no setor de exportações. Após anos de atuação, a filial nacional da empresa alcança a marca de 700.000 carros enviados para o exterior e celebra posição de liderança neste nicho do mercado (posto que por décadas foi ocupado pela Volkswagen).
A Toyota explica que começou a atuar com mais força no setor de exportações principalmente a partir de 2012 e com modelos produzidos na planta de Sorocaba (SP). Só em 2023, por exemplo, foram 82.419 carros enviados para fora do país com destino a 22 países da América Latina e do Caribe. O número corresponde a 40% da produção nacional da marca.
Entre os modelos, o SUV Corolla Cross foi o carro mais exportado do país no ano passado, com 31.700 unidades. "Esse feito ressalta a competitividade regional do parque tecnológico e da produção brasileira", diz a marca. "É resultado da integração das operações regionais, da qualidade e tecnologia dos veículos produzidos localmente e da sólida reputação da marca em serviço e atendimento ao cliente", completa.
Toyota - Fábrica de Porto Feliz
A Toyota do Brasil, além de veículos, tem atuação importante na exportação de motores. Desde setembro de 2022, a fábrica de Porto Feliz (PS) envia para os Estados Unidos o conhecido motor 2.0 Dynamic Force, que tanto aqui quanto lá é usado pelos modelos Corolla e Corolla Cross. Ao todo, mais de 17 mil propulsores já foram exportados.
A escolha pela fábrica brasileira foi motivada principalmente qualidade dos motores. Os propulsores foram submetidos a longas baterias de testes e certificados quanto à durabilidade, eficiência e controle de emissões.
Recentemente, a Toyota confirmou que investirá no Brasil nos próximos anos R$ 11 bilhões. O montante será usado para financiar a expansão da capacidade produtiva de veículos e motores, além do lançamento de dois novos modelos híbridos (que também terão foco no setor de exportações). Um deles será o aguardado SUV Yaris Cross, rival de Honda HR-V, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e companhia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'