A Toyota comemora nesta semana importante feito comercial alcançado pela divisão do Brasil no setor de exportações. Após anos de atuação, a filial nacional da empresa alcança a marca de 700.000 carros enviados para o exterior e celebra posição de liderança neste nicho do mercado (posto que por décadas foi ocupado pela Volkswagen).
A Toyota explica que começou a atuar com mais força no setor de exportações principalmente a partir de 2012 e com modelos produzidos na planta de Sorocaba (SP). Só em 2023, por exemplo, foram 82.419 carros enviados para fora do país com destino a 22 países da América Latina e do Caribe. O número corresponde a 40% da produção nacional da marca.
Entre os modelos, o SUV Corolla Cross foi o carro mais exportado do país no ano passado, com 31.700 unidades. "Esse feito ressalta a competitividade regional do parque tecnológico e da produção brasileira", diz a marca. "É resultado da integração das operações regionais, da qualidade e tecnologia dos veículos produzidos localmente e da sólida reputação da marca em serviço e atendimento ao cliente", completa.
Toyota - Fábrica de Porto Feliz
A Toyota do Brasil, além de veículos, tem atuação importante na exportação de motores. Desde setembro de 2022, a fábrica de Porto Feliz (PS) envia para os Estados Unidos o conhecido motor 2.0 Dynamic Force, que tanto aqui quanto lá é usado pelos modelos Corolla e Corolla Cross. Ao todo, mais de 17 mil propulsores já foram exportados.
A escolha pela fábrica brasileira foi motivada principalmente qualidade dos motores. Os propulsores foram submetidos a longas baterias de testes e certificados quanto à durabilidade, eficiência e controle de emissões.
Recentemente, a Toyota confirmou que investirá no Brasil nos próximos anos R$ 11 bilhões. O montante será usado para financiar a expansão da capacidade produtiva de veículos e motores, além do lançamento de dois novos modelos híbridos (que também terão foco no setor de exportações). Um deles será o aguardado SUV Yaris Cross, rival de Honda HR-V, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e companhia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida