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Volvo 240 (1974-1993): Uma lenda sueca sobre rodas

Para muitos, ele é o Volvo por excelência. Agora, a série completa 50 anos ...

Volvo 240 (1974-1993)

1974 é um ano especial para a Suécia: O ABBA vence o Festival Eurovision. E a Volvo lança a nova série de modelos 240. Na época, ninguém poderia imaginar que ambos se tornariam sucessos de longa data. O fabricante sueco apresentou três versões pela primeira vez no ano de lançamento de uma nova linha: o Volvo 242 de duas portas, o Volvo 244 de quatro portas e o Volvo 245 de cinco portas.

Segurança antes do design

Esses modelos são um avanço consistente da série Volvo 140. A nova linha de design é inspirada no estudo Volvo VESC. A partir desse carro-conceito de segurança de 1972, o 240 adota a frente protuberante e marcante e os para-choques grandes e maciços. Dependendo da versão, o novo Volvo tem entre 4.785 e 4.898 mm de comprimento, com uma distância entre eixos de 2.640 mm.

Galeria: Volvo 240 (1974-1993)

A sequência numérica na designação do Volvo 242 significa quatro cilindros e duas portas; essa versão de carroceria foi fabricada de 1974 a 1984. O sedã de quatro portas foi oferecido sob o nome Volvo 244 (quatro cilindros, quatro portas) de 1974 a 1993, e a versão familiar Volvo 245 (quatro cilindros, cinco portas) também foi oferecida de 1974 a 1993.

Um sedã de quatro portas com um prestigiado motor de seis cilindros foi comercializado de 1974 a 1982 como Volvo 264 (seis cilindros, quatro portas). Um sedã de duas portas com motor de seis cilindros também esteve disponível em alguns mercados de 1975 a 1977 com o nome 262 (seis cilindros, duas portas). A versão de seis cilindros estava no lineup de 1975 a 1985 como Volvo 265 (seis cilindros, cinco portas).

Volvo 240 (1974-1993)

Volvo 245 DL

Volvo 240 (1974-1993)

Volvo 244 GL

Vários modelos receberam novos nomes para o ano modelo de 1983: Os modelos de quatro cilindros foram rebatizados de Volvo 240 e o 265 foi rebatizado de Volvo 260. A reputação da Volvo como marca premium também foi fortalecida entre 1977 e 1981 pelo Volvo 262C, um cupê de duas portas e seis cilindros com formato não convencional.

A Volvo ampliou sua posição de liderança como um dos fabricantes mais inovadores em termos de segurança ao introduzir uma coluna de direção com vários pontos de ruptura predeterminados e instalar o tanque de combustível em uma posição protegida na frente do eixo traseiro. De fato, o Volvo 240 é reconhecido como o veículo mais seguro do mundo com a melhor proteção para os ocupantes na época de sua estreia. Em 1976, a série Volvo 240 foi até mesmo escolhida como veículo de referência para pesquisa de segurança pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA). Uma honra que foi renovada em 1991.

Volvo 240 (1974-1993)

Volvo 244, 264 e 265

O chassi com suspensão McPherson e os motores de quatro cilindros com eixos de comando de válvulas no cabeçote são novos para os modelos da série 240. O conhecido motor B20 de quatro cilindros permanecerá inicialmente na linha para as versões básicas.

Os sedãs de duas portas ainda são procurados, especialmente no mercado nórdico, portanto, é lógico que a Volvo inclua o Volvo 242 em seu programa de vendas. Enquanto o sedã de quatro portas e a perua quebraram todos os recordes de produção e continuaram a ser fabricados até 1993, a produção do Volvo 242 terminou em 1984, conforme planejado originalmente para todos os modelos da série.

Sucesso no automobilismo

Durante seu período de produção de dez anos, a Volvo ofereceu o 242 com muitas variantes diferentes de motor e transmissão. As variantes esportivas do Volvo 242 GT do final da década de 1970 e o Volvo 240 Turbo, que era oferecido apenas na América do Norte, eram particularmente populares. Somente a versão para esportes motorizados do Volvo 242 com 243 kW (330 cv) e velocidade máxima de 260 km/h desenvolve mais potência. Os pilotos Thomas Lindström e Gianfranco Brancatelli venceram o Campeonato Europeu de Carros de Turismo em 1985 com esse carro.

Volvo 240 (1974-1993)

Thomas Lindström e Gianfranco Brancatelli 1985

Por um curto período, o Volvo 244/264 também podia ser encomendado com um motor V6 a gasolina. No entanto, outro motor de seis cilindros se tornou extremamente popular: o primeiro diesel do mundo com seis cilindros para uso em carros de passeio. A partir de 1979, os modelos Volvo 240 foram, portanto, os primeiros carros de passeio Volvo com motores a diesel. O motor a diesel, conhecido internamente como D24, foi desenvolvido em cooperação com a Volkswagen. Em alguns mercados, foi oferecido um motor diesel de cinco cilindros.

A Volvo inicialmente presumiu que a família Volvo 240 estaria em produção até o início dos anos 1980. No entanto, a série de modelos superou todas as expectativas e se transformou em uma lenda durante seu período de produção de quase 20 anos. Dois grandes facelifts em 1981 e 1986 foram suficientes para garantir sua eterna juventude, com os suecos produzindo um total de mais de 2,8 milhões de unidades da série 240/260 entre 1974 e 1993. A versão de carroceria mais vendida foi o Volvo 244/240 sedã de quatro portas, com quase 1,5 milhão de unidades.

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