A criança de 4 anos vai pela rua reconhecendo todos os carros pelos emblemas na grade - Volks, Toyota, Chevrolet, Fiat... - e o papai fica todo orgulhoso ao imaginar que seu pimpolho herdou o amor pelos automóveis.
Com a chegada de novos fabricantes chineses, porém, é o papai quem terá que decorar logotipos. São tantos grupos e submarcas que mesmo um “gato mestre” fica confuso diante da variedade de símbolos desconhecidos, tão indecifráveis quanto um ideograma. “Caramba, que carro é esse?”...
Em nossa recente visita ao Salão de Pequim, conhecemos várias dessas belas representações gráficas. No trânsito, como crianças, íamos tentando adivinhar os fabricantes dos carros de acordo com os “escudinhos”. Fotografamos alguns e agora publicamos aqui, como um guia de logotipos das novas (ou nem tão novas assim) marcas chinesas. São tantas que nem deu para publicar tudo de uma vez só - vamos à primeira parte…
Criada em 2018, a Aion é uma das subsidiárias do grupo estatal GAC, o quinto maior fabricante de carros na China. Sedãs e crossovers elétricos são o seu foco. Desde 2022, a Aion tem ainda sua própria submarca, a Hyper - que faz o superesportivo SSR (de 1.220 cv!) e o sedan executivo GT (com Cx de 0,19 e portas tipo tesoura), bem como o crossover HT (clone do Tesla Model X por menos da metade do preço).
O emblema da Aito é fácil de ser identificado, pois seu nome vem escrito em letras do alfabeto latino no centro do logotipo. Fundada no final de 2021, a marca de carros elétricos pertence à empresa de tecnologia de comunicações Huawei (que participa dos projetos dos modelos, especialmente na eletrônica e no design), em parceria com o grupo Seres (que se encarrega da produção). Em Pequim, vimos os Aito serem vendidos em uma loja de smartphones da Huawei, como se fossem um modelo a mais de celular. O nome Aito vem de "Adding Intelligence to Auto" (“Adicionando inteligência ao automóvel").
Outra marca de carros elétricos premium com participação da Huawei é a Avatr (fala-se “Avatar” mesmo). As outras sócias são a gigante estatal Changan, que produz os carros, e a fábrica de baterias CATL. O primeiro modelo da marca foi lançado em 2022.
Já falamos da Denza aqui outro dia, em um texto sobre a minivan D9. Criada em 2010, é uma divisão de elétricos e híbridos premium da BYD (que detém 90% da marca), em parceria com a Mercedes-Benz (que hoje tem apenas 10% da empresa). Com seu logotipo em forma de gota azul, a Denza deve chegar ao Brasil no ano que vem.
O nome vem de Fang cheng (“fórmula” ou “equação”) e Bao (“Leopardo”). É mais uma das subdivisões da BYD - desta vez, dedicada principalmente aos fora-de-estrada híbridos. O logotipo é formado por quatro losangos unidos que, segundo o fabricante, “é inspirado em elementos e estruturas matemáticas como a curva astroide e o gráfico da função lemniscata”... Para quem faltou às aulas de geometria, lembra um pouco as colunas do Palácio da Alvorada ou o logotipo da fábrica de caminhões e picapes International, entre as décadas de 1920 e 1950.
A Geely Auto já teve diversos logotipos em seus 27 anos de existência. O mais famoso deles veio da antiga divisão Emgrand: era um escudo de moldura dourada, dividido em seis campos vermelhos e pretos (parecia uma versão simplificada do brasão da Cadillac). Em 2013, esse escudo passou a ser azul e preto e foi adotado por toda a linha Geely. No recente Salão de Pequim, a empresa apresentou sua nova subsidiária de elétricos e híbridos PHEV - a Geely Galaxy. Para esta submarca, o logotipo foi ainda mais estilizado: é um retângulo de bordas arredondadas dividido em seis partes, sem cor alguma.
Os brasileiros associam o nome iCar ao carrinho elétrico urbano vendido aqui pela Caoa Chery por R$ 120 mil. Há um ano, porém, iCar é uma das divisões do grupo Chery na China. A linha inclui um SUV compacto de linhas bem retas (iCar 03), bem como um jipe que parece uma versão futurista do Toyota Bandeirante (iCar V23) e uma minivan off-road em forma de ovo (iCar X25). São modelos cheios de estilo, voltados para um público de 25 a 35 anos. Curiosamente, o iCar vendido no Brasil não faz parte da submarca iCar na China - lá, o modelo é vendido com seu nome original: Chery eQ1.
A FAW-Volkswagen é uma das joint ventures que tem participação da VW na China (a outra grande operação desse tipo é a SAIC Volkswagen). Desde 2019, a FAW-VW tem a subdivisão Jetta, cujo logotipo é um grande J estilizado no meio da grade, em vez do tradicional círculo da VW. Trata-se de uma marca dedicada a carros baratos - para os padrões chineses - e com motor a combustão. São três modelos: o VA3 (um sedã popular, menor do que o nosso Virtus), o VS5 (um Taos menor do que o vendido no Brasil) e o VS7 (versão de sete lugares do VS5).
Há três anos, o Baidu, gigante tecnológico conhecido no Ocidente como o “Google chinês”, formou uma joint venture com a Geely para produzir os automóveis da marca Jidu Auto. A ideia era produzir os modelos da linha “Jidu Robo” com aparência de carros-conceito dotados de grande nível de automação, e sistemas semiautônomos uma geração à frente dos usados pelos Tesla. No ano passado, a Geely passou a ser acionista majoritária na companhia, que foi rebatizada de Ji Yue. O nome Robo saiu de cena, mas o logotipo da Jidu foi mantido: um pequeno quadrado é conectado a um arco curto, sugerindo uma letra U, bem como a capacidade de unir diferentes componentes tecnológicos.
Não se fala em outra coisa: a Stellantis comprou 21% da Leapmotor para ter acesso a novas tecnologias de carros elétricos, além do direito de produzir e vender os modelos da startup fora da China. Isso inclui o Brasil, onde a operação começa já no último trimestre deste ano. O C10, SUV do porte de um Jeep Commander, deve ser o primeiro modelo da marca asiática vendido por aqui. Portanto, é bom ir se acostumando ao logotipo da Leapmotor, composto por um L e um P estilizados. A empresa produz carros desde 2019.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carros do G20: fomos a Copacabana analisar comitivas dos chefes de governo
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Bizarro: Chineses copiaram (mal) a Kombi com uma van híbrida plug-in
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Donald Trump e seus supercarros… que nunca mais poderá dirigir!
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
As limusines dos presidentes dos EUA, de Roosevelt a Trump