Em apenas 29 anos, a BYD se tornou uma das maiores empresas do cenário automotivo global e a fabricante de carros elétricos mais vendida da China. O crescimento da BYD é vertiginoso e, de certa forma, surpreendente. Preparamos agora um resumo com as etapas da empresa ao longo dessas quase três décadas.
Na verdade, a BYD não atua apenas com carros, mas também baterias - (a BYD é fornecedora da peça para a Tesla) e outros tipos de mobilidade, pública ou privada, e geração e armazenamento de energia em geral. Até o momento, a BYD conta com mais de 30 parques industriais espalhados por vários continentes e uma fábrica europeia, na Hungria, já foi anunciada. A fabricante ainda deve começar em breve a montar seus carros no Brasil em Camaçari (BA).
Retraçar os passos que levaram o gigante chinês a chegar onde está hoje é interessante também para quem quer conhecer a marca e os carros que, há algum tempo, também começaram a trafegar por nossas ruas.
BYD, a história ponto a ponto
Aqui estão os principais marcos da história da BYD:
1995 - A empresa foi fundada em 10 de fevereiro por Wang Chuanfu, um químico de apenas 29 anos de idade, na cidade de Shenzhen, província de Guangdong, China, onde ainda hoje está sediada. O negócio principal era então a produção de baterias recarregáveis.
Wang Chuanfu (à esquerda) na Exposição de Pequim 2024
1996 - Início do desenvolvimento e da produção de baterias com tecnologia de íons de lítio.
1998 - Apenas três anos depois, começa a expansão: a primeira subsidiária fora da China é aberta na Holanda.
2000 - A BYD abre seu primeiro parque industrial em Kuichong, Shenzhen, e se torna a primeira fornecedora de baterias de íon-lítio para a Motorola, então uma gigante global da telefonia.
2002 - Esse foi o ano em que a empresa entrou na Bolsa de Valores de Hong Kong, estabelecendo um recorde para o maior preço de oferta por ação na época. Entre os clientes da BYD para suas baterias de íons de lítio está a Nokia. E não para por aí: esse também é o ano em que a empresa começa a produzir semicondutores.
2003 - É isso, a BYD entra no mercado automotivo. Para ver o primeiro carro, teremos que esperar dois anos.
2005 - Ele é chamado de F3 e é o primeiro carro produzido e vendido pela BYD. É um sedã clássico com dimensões compactas e muito similar ao Toyota Corolla da época. 10.000 unidades foram vendidas no primeiro ano.
La BYD F3
2007 - A expansão continua inabalável e a divisão BYD Electronics é listada na Bolsa de Valores de Hong Kong.
2008 - A BYD consegue ganhar a atenção de grandes grupos de investimento, incluindo a Berkshire Hathaway do famoso Warren Buffett. É também o ano em que o F3DM, o primeiro híbrido plug-in produzido em massa, é lançado. Ao mesmo tempo, a diversificação levou a empresa a novas energias e ao desenvolvimento de um ecossistema de emissão zero com painéis solares, armazenamento de energia e veículos elétricos.
Warren Buffett é um grande investidor da BYD
2009 - A BYD expande suas ofertas: começa a produzir ônibus, vagões de metrô e empilhadeiras com motores elétricos ou híbridos.
2010 - A BYD e a Daimler criam uma joint venture para desenvolver veículos de emissão zero: nasce a submarca Denza. Enquanto isso, o e6 cria a primeira frota de táxis elétricos e o K9, o primeiro ônibus elétrico, entra em produção.
BYD e Daimler criam joint venture com a Denza
2011 - A BYD abre seu capital na Bolsa de Valores de Shenzen. O primeiro ônibus elétrico está finalmente pronto para ser comercializado.
2016 - Por meio do projeto BYD SkyRail, a gigante entra no setor de transporte ferroviário.
BYD SkyRail
2017 - A primeira linha comercial SkyRail é lançada em Yinchuan, China.
2019 - A primeira linha de metrô elétrica autônoma SkyShuttle entra em operação, e a BYD abre seu centro de design global. FinDreams, a filial de produção de baterias em massa, é estabelecida.
O SkyShuttle em operação em Cingapura
2020 - É estabelecida a joint venture BYD TOYOTA EV TECHNOLOGY CO com a montadora japonesa. Início da produção em massa de baterias blade. O sedã elétrico Han vê a luz do dia.
2021 - A tecnologia híbrida plug-in DM-i é revelada pela primeira vez, assim como a nova plataforma de carro elétrico chamada e-platform 3.0.
O BYD Seal U DM-i chega à Europa e à Itália no primeiro semestre de 2024
2022 - O carro eletrificado de número três milhões sai das linhas de produção da BYD, ao mesmo tempo em que a produção de veículos com motor convencional é descontinuada.
2023 - Nascem duas novas submarcas: YangWang, uma marca de luxo de alto desempenho, e FangCheng Bao, que oferece carros premium altamente versáteis. É também o ano em que a BYD comemora a produção do veículo eletrificado de número 6 milhões.
2024 - A BYD revela a Shark, primeira picape híbrida plug-in do mundo. A novidade, que rivalizará com Toyota Hilux e Ford Ranger, está confirmada para o Brasil, onde deve ter a comercialização iniciada em setembro deste ano.