Até o início da década passada, o conceito de motos tradicionais - não scooters - automáticas era algo impensável. Até que a Honda começou a lançar modelos com o câmbio DCT, um sistema de dupla embreagem em que o condutor não se preocupa com a embreagem nem com as trocas, mas ainda mantendo a possibilidade de subir e descer marchas por botão. O sistema foi recém-nacionalizado e está presente em motos como a NC 750X, Africa Twin e X-ADV.
Até agora, somente a Honda estava explorando este territórios. Mas a BMW Motorrad acabou de anunciar a introdução de um sistema com função similar, mas com algumas diferenças para manter o engajamento na condução. É o Assistente de Troca de Marchas Automatizada, ou ASA na sigla em inglês. A marca ainda não revelou quais motos receberão o equipamento, mas citou o trabalho em conjunto com o tradicional motor Boxer da empresa, que equipa modelos como R 1300 GS e a futura R 12, que chegará ao Brasil no segundo semestre.
Nele, dois atuadores eletromecânicos automatizam a embreagem e a troca de marchas da transmissão de seis velocidades, sendo essa a principal diferença em relação a um assistente de troca de marchas convencional. Não há necessidade de uma alavanca manual para operar a embreagem. Arrancar, parar e manobrar são simplificados com o Assistente de Troca de Marchas Automatizada.
Há dois modos: D e M. No modo de troca 'M', as mudanças de marcha ainda podem ser feitas através do pedal de marchas, permitindo que o condutor decida quando trocar as marchas. A embreagem é acionada automaticamente por um atuador eletromecânico combinado com um sistema hidráulico com uma conexão hidráulica direta entre os cilindros mestre e escravo da embreagem. O atuador regula o deslizamento da embreagem necessário, engata a embreagem ao trocar de marcha e a desengata ao parar.
No modo de troca manual "M", o piloto pode mover o pedal de troca de marchas na direção desejada da maneira usual. Se as rotações na marcha desejada estiverem dentro da faixa de rotação máxima ou mínima, a troca é feita diretamente. Se as rotações do motor caírem abaixo de uma velocidade mínima dependente da marcha, as reduções de marcha também são realizadas automaticamente no modo manual. Isso evita que o motor desligue.
No modo de troca 'D', os pontos de troca de marchas são automaticamente selecionados pela unidade de controle do motor, assim como o acionamento da embreagem. Ao subir de marcha, por exemplo, o solavanco associado a uma transmissão manual clássica com embreagem manual é em grande parte eliminado, assim como o risco de contato do capacete entre piloto e passageiro.
As reduções de marcha também são projetadas para serem o mais suaves possível, minimizando os trancos. Características específicas da função de troca automatizada são atribuídas aos diferentes modos de pilotagem. A BMW ainda diz que o sistema de transmissão automatizada também atua em combinação com o Controle de Cruzeiro Ativo ou o aviso de colisão frontal.
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