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Toyota explica porque tirou polêmico aerofólio da Hilux

Na Argentina, a empresa deu uma explicação que não poderia ter vindo de nenhuma montadora, só da Toyota

Detalhes do aerofólio de cabine da Toyota Hilux

No início de maio, o site da Toyota na Argentina recebeu uma dose de fotos editadas no computador. O motivo: a marca tirou o polêmico aerofólio que ficava atrás da cabine das Hilux SRX Plus e GR-Sport fabricadas por lá. No entanto, não trocou as imagens originais, apenas retirou o equipamento na edição.

Agora, nossos colegas do Motor1.com Argentina conseguiram uma explicação da Toyota para essa estranha movimentação. Em resumo, a divisão argentina da marca esclareceu que o aerofólio montado na caçamba, como se fosse um santantônio tradicional, poderia ser um problema no longo prazo. A marca teria detectado "um possível problema de durabilidade da peça", basicamente a resposta mais Toyota que a empresa poderia ter fornecido.

“A Toyota Argentina decidiu continuar com as vendas da Hilux SRX MY24 (equivalente a nossa SRX Plus) e GR-S IV (GR-Sport) sem a barra esportiva instalada, pois foi detectado um possível problema de durabilidade nesta peça. Estamos estudando a situação e, enquanto isso, solicitamos aos concessionários verificar o estado do aerofólio assim que os clientes chegarem às suas instalações e retirá-lo como medida de precaução caso seja detectada alguma anomalia. É uma medida preventiva para os nossos clientes, que serão novamente contactados nos próximos 10 dias a 15 dias.

Impressões rápidas: Toyota Hilux SRX Plus

O que aconteceu?

Com a atualização do catálogo em maio e a renovação de seu site oficial, a Toyota Argentina oficializou uma mudança nas Hilux SRX e GR-Sport fabricadas no país vizinho. Essas duas versões, que são as únicas a oferecer o chassi alargado e suspensão mais reforçada, não vêm mais com o polêmico aerofólio entre a cabine e a caçamba.

Tratava-se de uma peça volumosa que, segundo a marca, ajudava a reduzir o coeficiente aerodinâmico da picape. O aerofólio só foi instalado nessas duas versões porque, ao alargar os arcos das rodas, também se aumentou a área frontal, o que afeta negativamente o arrasto.

A chamada "Barra Aerodinâmica" não era um apêndice estético. A marca explicou em suas apresentações à imprensa que ela tinha uma justificativa funcional: "A Hilux convencional tem um coeficiente aerodinâmico de 0,443. A versão alargada (SRX e GR-S) tem um coeficiente de 0,510. Ao adicionar esse spoiler, esse valor é reduzido para 0,445", explicou o engenheiro Diego Martino no lançamento da Hilux SRX na Argentina.

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