A Embaixada do Brasil em Buenos Aires (ARG) abrirá hoje (2/5) uma exposição em homenagem a Ayrton Senna. Será uma exposição de arte e história, organizada pela Fundación Fangio de Balcarce, coincidindo com o 30º aniversário da morte do piloto brasileiro.
A exposição "Senna para sempre" será inaugurada ao meio-dia de hoje e poderá ser visitada até sexta-feira, 10 de maio, no auditório da Embaixada do Brasil de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30.
Um dos destaques da exposição será a exibição do Mercedes-Benz "Senna", uma recriação em homenagem ao famoso 190 E 2.3/16 com o qual Ayrton venceu a "Corrida dos Campeões" em Nürburgring, em 1984.
Com base em um exemplar desse esportivo alemão que pertence à coleção da oficina de customização Zackspeed, a Pronto Rótulo Buenos Aires replicou a mesma decoração do carro com o qual Senna venceu os melhores pilotos da Fórmula 1. A ideia foi promovida por Tito Barreiro (El Hub Garage), a quem pertencem as fotos do carro publicadas neste artigo.
A "Corrida dos Campeões", também conhecida como "Nürburgring Eröffnungsrennen" , foi realizada em 12 de maio de 1984. O motivo original era comemorar a inauguração do novíssimo circuito de Fórmula 1 de Nürburgring (ALE) e o retorno à ação na pista de corrida após o terrível acidente de Niki Lauda em 1976. A inauguração coincidiu com a apresentação internacional do novo "carro esportivo compacto" da Mercedes-Benz: o 190 E 2.3/16, equipado com um motor Cosworth de 183 cv de potência.
Os 20 melhores pilotos da época foram convidados a participar de uma corrida no novo circuito com 20 carros idênticos. Os carros receberam algumas alterações para a competição, como uma gaiola de segurança, uma relação de caixa de câmbio mais curta, bitolas 20 milímetros mais largas, suspensão mais firme, freios reforçados e pneus Pirelli P7.
Entre os participantes estavam nove dos quatorze campeões mundiais de Fórmula 1 vivos na época (e dois futuros campeões, Alain Prost e Ayrton Senna). O argentino Juan Manuel Fangio estava presente no circuito, mas assistiu à corrida de um camarote. Outro astro argentino, Carlos Reutemann, participou da corrida e terminou em terceiro lugar.
A corrida foi vencida por um jovem Ayrton Senna, que estava estreando na Fórmula 1 e havia sido campeão da Fórmula 3. Na largada, Senna e Prost se chocaram, prenunciando a rivalidade de uma década na Fórmula 1 que logo começaria. Todos ficaram surpresos com o desempenho de Senna em uma pista que estava molhada durante grande parte da corrida. Prost acusou o brasileiro de levar a corrida de exibição "muito a sério" e questionou suas manobras.
O carro vencedor de Ayrton Senna, o de número 11, foi enviado para o Museu da Mercedes-Benz em Stuttgart, onde está exposto até hoje. O brasileiro recebeu outro 190 E 2.3/16 como prêmio, enquanto os outros participantes receberam descontos substanciais em seus carros. O carro de Reutemann ainda está em posse de sua primeira esposa "Mimicha" Bobbio.
Créditos: Fundação Fangio, Zackspeed, El Hub Garage e Pronto Rotulo.
Clique na imagem para fazer o download do pôster do evento em alta resolução.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Vendas em novembro: BYD passa Nissan e mercado cresce quase 20%
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado