Com a atualização do catálogo em maio e a renovação de seu site oficial, a Toyota Argentina oficializou uma mudança nas Hilux SRX e GR-Sport fabricadas no país vizinho. Essas duas versões, que são as únicas a oferecer o chassi alargado e suspensão mais reforçada, não vêm mais com o polêmico aerofólio entre a cabine e a caçamba.
Tratava-se de uma peça volumosa que, segundo a marca, ajudava a reduzir o coeficiente aerodinâmico da picape. O aerofólio só foi instalado nessas duas versões porque, ao alargar os arcos das rodas, também se aumentou a área frontal, o que afeta negativamente o arrasto.
Na Argentina, leitores dos nossos colegas do Motor1.com Argentina relataram que retiraram suas Hilux SRX e GR-Sport 0km nas concessionárias esta semana sem as peças. No site oficial da marca para o país vizinho, o aerofólio foi removido de todas as imagens com editores de fotos do tipo Photoshop: as imagens com e sem a peça são exatamente iguais, exceto por esse detalhe.
A chamada "Barra Aerodinâmica" não era um apêndice estético. A marca explicou em suas apresentações à imprensa que ela tinha uma justificativa funcional: "A Hilux convencional tem um coeficiente aerodinâmico de 0,443. A versão alargada (SRX e GR-S) tem um coeficiente de 0,510. Ao adicionar esse spoiler, esse valor é reduzido para 0,445", explicou o engenheiro Diego Martino no lançamento da Hilux SRX.
Explicação da Toyota sobre a função do spoiler no lançamento da Hilux SRX.
No entanto, a marca também estava ciente de que o aerofólio não era totalmente agradável esteticamente, nem se harmonizava com a linha da picape. Por esse motivo, o engenheiro Martino sempre esclareceu: "As fixações desse spoiler são as mesmas de qualquer barra que oferecemos no catálogo de acessórios da Hilux. O cliente que preferir pode trocá-lo sem ter que perfurar novas ancoragens na caçamba".
A partir de maio de 2024, o aerofólio de cabine deixa de ser oferecida na Hilux em suas versões SRX e GR-Sport na Argentina, deixando de constar até no catálogo de acessórios. Aqui no Brasil, a peça é usada nas versões SRX Plus e GR-Sport. A Toyota do Brasil ainda não confirmou a mudança para cá, mas como a nossa Hilux é fabricada na Argentina, é muito provável que a alteração seja feita para a picape vendida aqui também.
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