A Chevrolet acaba de confirmar o fechamento de suas fábricas mantidas no Equador e na Colômbia. Em comunicado oficial enviado para as concessionárias dos respectivos países, a marca confirma o encerramento das atividades fabris e informa que passará a operar localmente apenas como importadora.
“As operações de fabricação serão encerradas na fábrica da Colmotores, na Colômbia, e o processo de desmontagem já foi iniciado. Na fábrica da OBB, no Equador, a fabricação será encerrada no final de agosto de 2024”, informou a General Motors em nota. “As ações que anunciamos hoje são fundamentais para garantir que estejamos melhor posicionados para oferecer aos nossos clientes os veículos e tecnologias mais avançado", completou.
A fábrica da OBB no Equador era a maior fábrica automotiva daquele país e produzia a picape D-Max - uma adaptação com emblemas Chevrolet da antiga geração do Isuzu D-Max (prima da S10). Já a planta de Colmotores - também uma das mais importantes da Colômbia - produzia o Chevrolet Joy (versão de entrada do Onix da geração passada).
Embora a Chevrolet não tenha dado detalhes, a decisão pelo fechamento das fábricas foi tomada levando em consideração o alto nível de capacidade ociosa das unidades. A planta colombiana, por exemplo, operava com apenas 9% da capacidade instalada, enquanto fábrica equatoriana funcionava com somente 13%.
Chevrolet D-Max
No comunicado, a GM também esclareceu que “essas medidas não afetam nenhuma das demais operações fabris da empresa na região”. No Brasil, a companhia tem fábricas em Gravataí (RS), São José dos Campos (SP) e São Caetano do Sul (SP), onde produz Tracker, Onix, S10, Spin e outros. Recentemente, confirmou que aplicará por aqui investimento de R$ 7 bilhões para renovar todo o portfólio e lançar modelos inéditos.
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