Há tempos fala-se sobre uma possível picape média da chinesa Chery e estes rumores ganharam força recentemente com especulações de que o desenvolvimento teria sido acelerado e que a empresa estaria considerando introduzir a submarca Karry no mercado global. Ao menos uma parte destes rumores é verdade, pois a caminhonete está sendo criada e será global, mas será lançada por outra marca, a Jaecoo.
O Motor1.com Brasil participou de uma entrevista coletiva com Zhang Guibing, vice-presidente executivo da Chery International, que confirmou os planos de lançar uma picape sob o nome da Jaecoo. O executivo ainda não deu detalhes, afirmando somente que está sendo estudada como uma forma de expandir a linha da submarca, que está entrando no mercado global junto com a Omoda, como parte da mesma empresa - as duas iniciarão sua operação no Brasil até agosto, começando com o Omoda 5.
Chery Omoda 5
A escolha da Jaecoo como a marca para ter a picape é curiosa. Por um lado, foi criada para ser global, enquanto a Chery é mais localizada e não estará presente em tantos mercados ao redor do mundo. Porém, é uma marca que está mirando no que eles chamam de "nova elite", buscando um cliente no mercado premium, o que significa que a caminhonete não será barata.
Uma solução é que ela seja compartilhada dentro do grupo Chery. Guibing define a Jaecoo como a Kia, com carros um pouco mais refinados do que a Hyundai, mas com desenvolvimento em conjunto. Esta picape pode ser usada pela Chery e pela submarca Karry, compartilhando plataforma, componentes e motores para reduzir os custos, e deixando a opção de entrada para uma delas.
Com o foco das fabricantes chinesas no que elas chamam de "New Energy" (carros híbridos plug-in e elétricos), a Chery deve apostar nestas tecnologias, ainda mais com BYD lançando a Shark com um sistema híbrido plug-in. Uma variante elétrica seria bem interessante, ainda mais que as marcas tradicionais ainda oferecem poucas opções.
Jaecoo J8
a Omoda/Jaecoo está finalizando os detalhes para começar a operação no país. Com a promessa de ter 50 concessionários ainda em 2024, a fabricante irá anunciar os primeiros lojistas em maio, para iniciar as vendas até agosto. Com esta etapa quase concluída, a empresa do grupo Chery já define algumas metas em sua estratégia, com o plano de lançar cerca de 8 veículos até 2026, podendo chegar a até 10.
A carreira da Omoda/Jaecoo no Brasil começará com o Omoda 5, um SUV-cupê que chegará com duas motorizações: híbrida-leve (possívelmente combinado a um 1.6 turbo), com lançamento simulltâneo. De acordo com executivos da fabricante, custará menos do que seus rivais chineses GWM Haval H6 e BYD Song Plus. Será um modelo de volume, cotado para ser produzido no país em algum momento, quando a empresa concluir as negociações com a Caoa para usar a fábrica de Jacareí (SP) ou, se não der certo, erguer um novo complexo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS