ABVE: produção nacional de carros elétricos começará até 2026
Presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos afirma que fábrica de baterias chegará na sequencia
Em meio ao efervescente Salão do Automóvel do Pequim, lotado de lançamentos de veículos elétricos, Motor1.com Brasil conversou com Ricardo Bastos, Presidente da ABVE, sobre o futuro da indústria brasileira. O executivo foi enfático ao dizer que a produção de carros elétricos no Brasil acontecerá em breve: até 2026.
Vale lembrar que as chinesas BYD e GWM já se instalaram no país com estratégias sólidas e agressivas. Outras compatriotas, como Neta, Zeekr além de Omoda|Jaecco também anunciaram o início de vendas no Brasil, inclusive com algumas delas afirmando que terão produção nacional em curto prazo.
Produção de baterias a partir de 2028
Com o Mover, as montadoras têm a possibilidade de obter incentivos interessantes, da ordem de até 13%. Ricardo Bastos explica que para atingir este nível de incentivos, “as montadoras terão que ralar bastante, trazendo tecnologias disruptivas”. Para Bastos, uma fábrica de baterias é o exemplo a ser atingido.
Bastos estima que a média de incentivos do Mover que a maioria das montadoras conseguirá atingir ficará em torno de 7,5%. Esta estimativa se dá com base nas tecnologias já anunciadas por associadas da ABVE, além das demais que deixaram claro o foco em híbridos flex.
China mostra o caminho
Em nossa visita ao Salão do Automóvel de Pequim e também à sede da GWM global, com inúmeros laboratórios, fábrica de baterias e a imensa fábrica com capacidade produtiva de 1 milhão de carros por ano, fica evidente que o Brasil precisa avançar em produção de tecnologia para veículos elétricos.
Eletrificação usando etanol, como os futuros híbridos flex, além de outras tecnologias como célula de combustível a hidrogênio extraído do etanol também são extremamente considerados pelos chineses. Ou seja, não existe um discurso de um único caminho, mas de vários para atender o desejo do consumidor.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD Song Plus Premium x GWM Haval H6 PHEV34: as principais diferenças
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Jeep desiste do Cherokee elétrico e lançará nova geração híbrida
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil