Vida longa aos sedãs: Nissan revela Epoch e Evo em contraponto aos SUVs
Novos três-volumes serão lançados em versão final em breve e foram desenvolvidos em parceria com a Dongfeng
Apesar de desfalcado em muitos países por conta de avanço irrefreável dos SUVs, o segmento de sedãs ainda é considerado bastante importante pela Nissan. Na China, por exemplo, a marca faz contraponto à avalanche de crossovers apresentados no Salão de Pequim e leva ao evento dois três-volumes conceituais. Batizados de Epoch e Evo, foram desenvolvidos em parceria com a Dongfeng e serão lançados comercialmente muito em breve.
Durante a conferência de imprensa, o CEO da Nissan, Makoto Uchida, disse que os conceitos estão “muito próximos da realidade” e que o desenvolvimento das versões de produção já foi iniciado. O plano é colocar o Epoch à venda dentro de um ano e adicionar o Evo ao portfólio logo depois. Os dois têm porte bem parecido, mas se diferenciam em aspectos do design e do sistema de propulsão adotado.
Nissan Epoch, Evo, Epic, Era Concepts
O Evo, por exemplo tem linhas mais ousadas, inclinação de teto mais elegante e traseira com formato mais arrojado. No interior, o painel tem abordagem minimalista ao estilo Tesla e concentra todos os controles em uma gigantesca tela touch ao estilo tablet. A Nissan adiantou que o modelo terá diversos recursos no pacote ADAS e assistente pessoal virtual aprimorado por inteligência artificial. Mecanicamente, o conjunto adotado é híbrido plug-in.
Nissan Epoch Concept
Por sua vez, o Epoch adota propulsão totalmente elétrica e, segundo a marca, foi projetado para “empreendedores urbanos e suburbanos”. O objetivo da Nissan parece ser rivalizar diretamente com o Tesla Model 3, apostando em carroceria elegante, linhas minimalistas e modernos faróis LED divididos. O Epoch também está repleto de tecnologias de IA e conta até com assistente virtual que reconhece emoções.
Nissan Epic Concept
No mesmo 'pacote conceitual', a Nissan também apresentou dois SUVs - Epic e Era - e promete colocá-los à venda junto com os sedãs. O Epic Concept é totalmente elétrico e pensado para “casais da cidade que exploram aventuras nos finais de semana”. O interior tem tela tripla, borrifador de perfume e poltronas com almofadas para os passageiros traseiros. Já o Era Concept é híbrido plug-in e feito para “jovens empresários que tratam o seu carro como uma segunda casa”.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Versa e Sentra crescem até 72% e salvam vendas da Nissan nos EUA
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Honda quer expulsar a Renault da fusão com a Nissan, diz relatório
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Honda passa na frente da Mitsubishi e planeja ter SUV da Nissan
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Fusão Honda-Nissan: agências vêem ação como positiva, mas arriscada