Com a promessa de ser um de seus principais lançamentos em 2024, a Kia Tasman está cada vez mais perto de ser apresentada. Trata-se de uma picape média com porte para competir com modelos como a Toyota Hilux, enquanto a marca mira no aquecido mercado estadunidense de caminhonetes abaixo das "full-size", como a Ford F-150 e a Chevrolet Silverado.
Após uma sequência de flagras, a Kia revelou a primeira imagem oficial da Tasman. Porém, assim como a BYD fez com a Shark, a picape aparece camuflada. Ainda é possível ver as principais características da carroceria, como as linhas bem quadradas e os faróis que parecem ficar recuados em relação à grade alta.
No quesito design, a Tasman 2025 promete impressionar com dianteira alta, formato quadrado e estilo geral que lembrará a rival Gladiator, da Jeep. As laterais terão caixas-de-roda bem marcadas, ampla altura em relação ao solo e leve ressalto no design da coluna C. Na traseira, a tampa da caçamba terá abertura tradicional e logotipo da Kia gravado diretamente na lataria.
Por dentro, os bancos serão os mesmos de outros modelos da marca, como o Sportage, e o painel terá o moderno esquema de telas integradas para abrigar quadro de instrumentos e sistema de entretenimento. O console central será elevado e abrigará diversos porta-objetos. Chama atenção ainda o seletor de marchas instalado diretamente na coluna de direção. Equipamentos modernos de segurança e assistência à condução estarão presentes.
Sobre a motorização, tudo indica que a Kia apostará no propulsor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros da família CRDi. O motor é amplamente usado dentro do grupo Hyundai-Kia e está presente no catálogo de modelos como Santa Fe e Sorento. A configuração mais potente entrega 200 cv e cerca de 44,9 kgfm de torque máximo. O câmbio associado poderá ser manual ou automático (provavelmente de 8 marchas).
A Tasman 2025 será construída sobre chassi de longarinas (garantia de maior robustez) e oferecida com cabines simples e dupla. Além disso, será equipada com tração 4x4 com diferentes modos de seleção de terreno.
O primeiro grande mercado a receber a Tasman será a Austrália (o próprio nome da picape é uma referência ao país, que é grande consumidor de picapes médias). Posteriormente, outras regiões da Ásia, América Latina, Oriente Médio e África serão alcançadas. A expectativa da Kia é produzir anualmente entre 120.000 e 130.000 unidades da caminhonete.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem