Citroën Basalt 2025: rival de Nivus e Fastback roda limpo na versão básica
Novo SUV-cupê da Stellantis será lançado ainda neste ano e terá motor 1.0 turbo de 130 cv
Apesar de já ter sido oficialmente apresentado, o Citroën Basalt 2025 continua sendo testado pela equipe de engenharia da Stellantis antes da chegada definitiva às lojas. Prova disso vem da Índia, onde protótipo foi recentemente fotografado nas ruas rodando sem qualquer tipo de disfarce. As fotos revelam o modelo em versão definitiva e confirmam que o visual será praticamente idêntico ao do conceito.
Como no carro amarelo da apresentação (fotos abaixo), o Basalt de produção terá lanternas de formato retangular com contornos irregulares nas laterais, leve saliência na tampa do porta-malas, moldura nas caixas-de-roda e coluna C com aplique plástico. O flagra revela unidade da versão básica, por isso a ausência de rodas de liga-leve (substituídas por calotas) e antena tipo shark (presente no conceito e exclusiva das variantes mais caras).
Derivado do projeto C-Cubed, o Basalt 2025 adota a mesma plataforma modular CMP do C3 e do C3 Aircross. Não por acaso, tem as mesmas portas dianteiras e praticamente o mesmo design frontal do irmão de 7 lugares. Em termos de porte, especula-se algo em torno de 4,30 ou 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros. A expectativa é de oferta ampla de espaço interno e porta-malas generoso. Neste ponto, a receita será a mesma seguida pela Fiat com o Fastback.
Em termos de equipamentos, tudo indica que o Basalt será lançado com pacote de recursos mais recheado e com itens hoje ausentes no C3 Aircross. É o caso de chave do tipo canivete, ar-condicionado automático, piloto automático, carregamento sem fio para celulares, faróis com iluminação em LED, botão de partida e acesso sem chave. O próprio Aircross deverá ganhar alguns destes itens em um segundo momento.
Sob o capô, marcará presença o motor 1.0 turboflex de 130 cv emprestado da Fiat e já usado no C3 Aircross. O câmbio será sempre automático do tipo CVT, com tração dianteira. O lançamento está confirmado para 2024, tanto no Brasil quanto na Índia. Por aqui, a produção será concentrada em Porto Real (RJ) junto com os demais membros da família.
Fonte: RushLane
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: C4 Cactus sai de linha para Citroën focar em Aircross e Basalt
Ex-CEO da Nissan, Ghosn diz que fusão com a Honda é uma "jogada desesperada"
Citroën oferece C3 e Aircross com até R$ 18.400 de desconto
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê