A Kia lançará seis modelos elétricos até 2026 e o primeiro será o EV3 ainda em 2024. Em seguida, depois do SUV compacto, virão o EV2, o EV4 e o EV5, todos voltados para os principais mercados, incluindo os EUA, a Europa e a Coreia do Sul. Nos mercados emergentes, entretanto, a empresa distribuirá dois veículos elétricos específicos, como o Carens EV para a Índia.
O anúncio foi feito em reunião com investidores, durante o qual a empresa reiterou sua meta de vendas anuais para 2030 de 4,3 milhões de unidades, das quais 1,6 milhão serão veículos elétricos (+34,4% em comparação com 3,2 milhões de unidades totais previstas para 2024). Para chegar lá, a Kia investirá 38 trilhões de Wons (R$ 140,8 bilhões) até 2028.
Para responder com agilidade às mudanças do mercado, a Kia se concentrará no desenvolvimento de veículos eletrificados, aumentando seu catálogo dos atuais seis modelos em 2024 para nove modelos em 2028. Além disso, lançará seis modelos elétricos puros até 2026. Tanto os elétricos quanto os com motor de combustão interna serão produzidos em 13 fábricas em todo o mundo, incluindo sete na Coreia do Sul em outros países. Além disso, duas das fábricas na Coreia do Sul serão dedicadas exclusivamente a veículos elétricos.
A Kia também planeja expandir os serviços conectados para as regiões da Ásia-Pacífico, Oriente Médio e Américas Central e do Sul, fornecendo recursos conectados em 74 países até 2026. Ao mesmo tempo, o número de modelos equipados com tecnologia de atualização remota aumentará para 18 e a taxa de instalação de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) excederá 63% dos modelos até 2026. Além disso, para aprimorar a experiência do usuário, a tecnologia de inteligência artificial generativa será usada para fornecer serviços de voz de voz no veículo e será lançada no final deste ano no EV3 e no K4.
Os principais pilares da estratégia de crescimento da Kia até 2030 podem ser resumidos em quatro pontos:
A empresa também revisou para cima suas metas anuais de vendas de elétricos para 1,15 milhão de unidades em 2027 e 1,6 milhão em 2030. "Após o sucesso do relançamento de nossa marca em 2021, a Kia está aprimorando sua estratégia global de negócios para promover a criação de uma linha de veículos elétricos inovadores e acelerar a transição da empresa para um fornecedor de soluções de mobilidade sustentável", comentou Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia.
Para atender à demanda dos mercados emergentes, a Kia também utilizará suas fábricas chinesas, que devem contribuir com 250.000 unidades em 2027. Por fim, a empresa buscará melhorar as relações com os clientes por meio de suas 6.200 lojas globais. A reunião, porém, não abordou o mercado brasileiro, onde a marca atua por meio de um representante, o Grupo Gandini.
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