O novo Renault Twingo elétrico pode chegar mais cedo do que o esperado. Durante oeunião com investidores e acionistas, a divisão de design de carros elétricos da empresa francesa, a Ampere, anunciou que começará a projetar a versão final do novo hatchback, derivado do conceito revelado em novembro do ano passado, agora em abril.
O objetivo final da Ampere seria colocar o novo Renault Twingo em produção dentro de dois anos, em uma tentativa de combater a intensa concorrência dos rivais chineses. Tanto que uma das promessas da marca é que a novidade custará menos de 20.000 euros, ou cerca de R$ 110 mil na conversão direta. Veja o que já sabemos a respeito.
Novo Renault Twingo elétrico, o conceito
Segundo a Reuters, de acordo com fontes não reveladas dentro da empresa francesa, a reunião de aprovação do 'freeze concept' do novo Twingo elétrico ocorreria durante a última semana de março. Freeze Concept costuma fazer referência ao evento em que o design de um novo veículo é geralmente validado e definido.
A partir de agora, portanto, a própria Ampere terá a tarefa de começar a escolher os fornecedores, criar os primeiros protótipos e preparar tudo para a produção. As razões para essa "corrida" pelo veículo de produção, em particular, segundo a Reuters, estão todas na concorrência chinesa, cada vez mais acirrada no segmento de hatchbacks pequenos.
Novo Renault Twingo elétrico, o conceito
Ainda segundo a Reuters, e de acordo com declaração de Gilles Le Borgne, diretor de tecnologia da Renault, ao jornal francês Les Echos, para encurtar o tempo de desenvolvimento do novo Twingo, os engenheiros da terão que reduzir o número de componentes em 20%, usando peças emprestadas de outros carros da empresa tanto quanto possível ou favorecendo componentes já disponíveis nos fornecedores.
Ainda de acordo com a agência de notícias, uma terceira fonte, também familiarizada com os planos da Renault para a produção em série do novo Twingo até 2026, disse que o modelo será montado em Novo Mesto, na Eslovênia, onde é produzida a atual geração do Twingo ZE elétrico.
O objetivo de longo prazo da Renault seria colaborar com outros fabricantes para reduzir ainda mais os custos e estaria em negociações com a Volkswagen para compartilhar a plataforma do Twingo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados