É o sonho de muitos motoristas: nenhum limite de velocidade na estrada. Isso acontece na Alemanha e é muito citada; basta dar uma olhada no YouTube e você encontrará dezenas e dezenas de vídeos sobre o assunto.
Em princípio, "você pode dirigir na velocidade que quiser", confirmam nossos colegas do Motor1.com Alemanha, com os quais queríamos analisar os fatos e dar um passo atrás: como era a situação do limite de velocidade no passado? E como exatamente ele funciona hoje?
Com cerca de 13.000 quilômetros, a Alemanha tem a quarta maior rede de rodovias do mundo. O primeiro lugar é ocupado pela China. Pouco mais de metade destas estradas alemãs tem um limite de velocidade de 130 km/h.
Cerca de 30% das rodovias tem um limite de velocidade permanente, enquanto os 20% restantes contam com portais nos quais um limite de velocidade variável pode ser exibido, dependendo da situação do tráfego ou das condições climáticas.
A velocidade de 130 km/h em estradas é mais propensa a acidentes? Sim. Apenas cerca de 10% dos acidentes fatais em um ano ocorrem em rodovias, mas a maioria deles ocorre em trechos sem limites de velocidade.
No início da proliferação dos automóveis, o ritmo nas estradas alemãs ainda era lento. Em 1910, o limite de velocidade em áreas urbanas era de 15 km/h para carros e 12 km/h para caminhões, e em 1927 era de 30 km/h. Inicialmente, as regulamentações de tráfego rodoviário eram responsabilidade dos estados federais, depois os nacional-socialistas transferem os poderes legislativos completamente para o Reich.
O primeiro "Regulamento de Tráfego Rodoviário do Reich" revogou todos os regulamentos de limite de velocidade em 8 de maio de 1934. Além da abolição do imposto sobre veículos motorizados, o objetivo era aumentar as vendas de carros.
Entretanto, em maio de 1939, devido ao alto número de acidentes, os limites de velocidade foram reintroduzidos (60 km/h para carros em áreas urbanas, 100 km/h fora das áreas urbanas; 40 e 70 km/h para os caminhões, respectivamente).
Após o início da guerra, os limites de velocidade foram reduzidos em outubro de 1939 para 40 km/h em áreas urbanas, 80 km/h fora das áreas urbanas para carros e 60 km/h para caminhões. O limite de 80 km/h também foi aplicado nas novas rodovias do Reich.
Em meados dos anos 50, a situação nas estradas da Alemanha Ocidental se acalmou: em 1953, todos os limites de velocidade na República Federal da Alemanha foram abolidos, mesmo em áreas urbanas, onde foram reintroduzidos em 1º de setembro de 1957. Esses limites de 50 km/h ainda estão em vigor até hoje.
Até o início da década de 1970, no entanto, os motoristas podiam dirigir tão rápido quanto quisessem fora das áreas urbanizadas. Todavia, devido ao aumento constante do número de mortes nas estradas até 1970 (número máximo em 1970: quase 20.000), o chamado "limite de velocidade de segurança" de 100 km/h foi introduzido em todas as estradas rurais (exceto rodovias) a partir de 1º de outubro de 1972 como um teste em larga escala até 31 de dezembro de 1975. Esse limite de velocidade, ainda em vigor hoje, foi introduzido fora das áreas construídas em 1976.
O limite de velocidade em estradas foi amplamente discutido pela primeira vez na década de 1970. Durante a primeira crise do petróleo, entre novembro de 1973 e março de 1974, um limite geral de velocidade de 100 km/h em rodovias também foi implementado na República Federal da Alemanha para economizar combustível. Essa decisão provocou um intenso debate popular e a imprensa na época pediu que isso fosse revisto.
Embora o governo federal da época quisesse estender o limite de velocidade, o Bundesrat (Conselho Federal Alemão) se opôs. No final, a medida foi revogada e um limite de velocidade de 130 km/h para as rodovias foi introduzido em 1974.
A propósito, o limite geral de velocidade na Alemanha Oriental sempre foi de 100 km/h nas estradas, 80 km/h fora das áreas urbanizadas e 50 km/h nas áreas urbanizadas. Entretanto, as rodovias, em sua maioria dilapidadas, dificilmente permitiam velocidades mais altas. Além disso, o número de veículos por habitante era significativamente menor do que na Alemanha Ocidental.
A questão dos limites de velocidade tem sido um tema polêmico na Alemanha há décadas e objeto de debates acalorados. Nos últimos anos, a proteção climática, em particular, tem sido citada como um tópico central.
O acordo de coalizão concluído em 2021 pelo atual governo federal composto pelos partidos SPD, Greens e FDP exclui explicitamente um limite de velocidade. O Ministro Federal dos Transportes, Volker Wissing (FDP), também insiste nisso. Em outubro de 2023, ele disse ao jornal Auto Motor Und Sport:
"Não consigo entender por que continuamos a discutir tópicos que têm um efeito pequeno, mas que causam o máximo de divisão na sociedade. Acho que, em um momento de grande incerteza, devemos nos concentrar em coisas que nos levarão muito adiante e que podem trazer as pessoas para junto de nós. Também excluímos isso no acordo de coalizão, e continua assim".
Em junho de 2022, Wissing explicou à rádio Deutschlandfunk: "Durante as negociações da coalizão, lidamos extensivamente com as questões do que estamos fazendo para atingir as metas de CO2 no setor de transportes, e o limite de velocidade não era tão importante para nenhum dos parceiros da coalizão a ponto de ser incluído no acordo de coalizão.
A Agência Federal do Meio Ambiente (UBA), por outro lado, é a favor de um limite de velocidade nas estradas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa do trânsito. De acordo com a UBA, a introdução de um limite de velocidade de 120 km/h nas rodovias federais reduziria as emissões de gases de efeito estufa do tráfego rodoviário em 2,9% (menos 4,5 milhões de toneladas de CO2 equivalente em 2018) devido a uma redução na velocidade média.
Durante anos, a maioria dos alemães rejeitou um limite geral de velocidade na Autobahn, mas recentemente o número de pessoas a favor de um limite de velocidade aumentou. Em uma pesquisa realizada pelo Automobile Club em 2023, 41% votaram contra um limite de velocidade e 54% a favor. Outras pesquisas mostram um clima semelhante.
No início da década de 1990, já havia uma maioria temporária a favor da introdução de um limite de velocidade. Desde então, o clima mudou novamente. Resta saber se o assunto se tornará uma questão na próxima campanha eleitoral federal em 2025.
Por falar em eleições: a próxima está chegando na Europa. A União Europeia não tem planos de padronizar os limites de velocidade. Para reduzir os acidentes, a UE conta com uma solução técnica na forma de ISA (Intelligent Speed Adaption, ou adaptação inteligente da velocidade).
Trata-se de sistemas que geralmente emitem um sinal acústico característico assim que o limite de velocidade aplicável é excedido. Para isso, os veículos usam o reconhecimento de sinais de trânsito com navegação por satélite e/ou câmera. A partir de 7 de julho de 2024, todos os novos registros na UE deverão ser equipados com esse sistema.
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