A Nissan e a Mitsubishi fecharam um acordo para desenvolver vários veículos eletrificados especificamente para os EUA e Ásia, em uma tentativa de minimizar os custos de desenvolvimento em um momento em que o crescimento dos veículos elétricos desacelerou e as principais fabricantes estão buscando os híbridos plug-in como um paliativo até que os EVs recuperem o impulso.
Atualmente, a Mitsubishi não tem nenhum veículo totalmente elétrico à venda na maioria dos mercados e a Nissan não tem nenhum híbrido plug-in. Além disso, nenhuma das empresas oferece uma picape movida a bateria. Mas tudo isso vai mudar nos próximos anos.
De acordo com o CEO da Nissan, Makoto Uchida, citado pela Automotive News, essa primeira colaboração entre as duas empresas produzirá pelo menos três veículos distintos. A notícia chega depois que as conversas relatadas entre a Nissan e a Fisker foram encerradas e depois que a Nissan anunciou que trabalharia em conjunto com a Honda para desenvolver tecnologia específica para veículos elétricos.
A Nissan usará a tecnologia da Mitsubishi, que fabrica o Outlander PHEV, para lançar um híbrido plug-in, e a Mitsubishi lançará um novo carro nos EUA usando a tecnologia EV da Nissan, possivelmente a mesma usada no crossover Ariya.
Não foi fornecido um cronograma para esses lançamentos, mas durante a última apresentação da Nissan, a empresa japonesa disse que lançará 30 novos modelos até o ano fiscal de 2026, 16 dos quais serão eletrificados. Portanto, esperamos que os dois novos modelos da Nissan e da Mitsubishi cheguem às ruas nos próximos dois anos.
Uma picape totalmente elétrica de 1 tonelada também será desenvolvida em conjunto pelas duas fabricantes japonesas e provavelmente resultará em dois modelos diferentes. A Automotive News especulou que esse novo veículo elétrico, que deve ser lançado em algum momento entre 2027 e 2031, provavelmente será a sucessora da Nissan Frontier movida a combustão.
Nissan Frontier Pro-4X 2023
Mitsubishi Outlander PHEV 2023
Nissan Ariya 2024
A picape de tamanho médio movida a bateria será fabricada no México e vendida nos Estados Unidos e na América Latina para contornar as tarifas de importação que os modelos trazidos do exterior enfrentam. Será feita também na Argentina, onde dará origem a uma variante da Renault, na forma da nova geraçõa da Alaskan, porém somente em uma versão a combustão. A fonte também escreveu que uma versão híbrida plug-in da futura picape também está sendo considerada.
"Na América do Norte, receberemos um suprimento de veículos de nossos parceiros de aliança até certo ponto. Receberemos o que for necessário [para] nossa linha geral de produtos", disse o vice-presidente da Mitsubishi, Hiroshi Nagaoka, em fevereiro. "Na mudança para a eletrificação, novos carros se tornarão necessários. Portanto, estamos discutindo com nossos parceiros."
Até o momento, não está claro se o carro elétrico, o híbrido plug-in e a picape elétrica serão iguais, mudando somente o logotipo, ou modelos distintos da Nissan e da Mitsubishi. Usar a tecnologia de um parceiro da Aliança é uma maneira rápida e relativamente barata de uma fabricante atingir suas metas de emissões de frota, mas simplesmente colocar outro emblema em um carro existente é conhecido por diluir o nome da empresa aos olhos do cliente.
Ainda é muito cedo para dizer como essa parceria se sairá, portanto, teremos que esperar para ver o que acontece. Enquanto isso, você pode deixar seus comentários abaixo e nos dizer o que pensa sobre isso.
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