Mesmo antes da nova geração da Ranger chegar ao Brasil, já existiam rumores de que o Ford Everest, SUV que compartilha plataforma com a picape, seria produzido na Argentina para toda a região. Após o lançamento da caminhonete, a própria fabricante admitiu que estudava esta possibilidade, sem dar detalhes. Pelo visto, o projeto recebeu o sinal verde, pois uma unidade do Everest foi flagrada em testes em Salvador (BA).
O flagra, publicado por nossos parceiros do BF///MS no Instagram, mostra uma unidade do Ford Everest na versão Titanium, sem qualquer camuflagem e com placa verde. Não é estranho ver o utilitário na Bahia, pois a Ford possui um centro de desenvolvimento em Camaçari, dentro do SENAI Cimatec, batizado como Ford Park. Os engenheiros ajudam no desenvolvimento de modelos globais, além do processo de tropicalização de futuros lançamentos no país, em conjunto com o campo de provas em Tatuí (SP).
É um carro que tem sido comentado há tempos, principalmente pela mídia argentina. Ainda em 2021, antes do lançamento da Ranger, o jornal Ámbito revelou que a Ford estava cotando peças para a picape e também para mais um modelo, com a meta de ocupar a capacidade ociosa, produzindo mais 15 mil unidades por ano no complexo.
Em abril de 2022, Daniel Justo, CEO da Ford na América do Sul, admitiu que o SUV estava em estudos e que a fábrica em General Pacheco seria “focada na Ranger e derivados dela”. Porém, o executivo não confirmou e nem negou a chegada do utilitário, explicando que “o Everest está em estudo e negociações para ser produzido [na Argentina].”
O Everest segue uma fórmula bem conhecida por aqui, sendo um SUV baseado na Ranger da mesma forma que a Toyota tem o SW4 e a Chevrolet faz o Trailblazer, compartilhando plataforma, motores e boa parte da carroceria. A identidade visual é a mesma, com os faróis no mesmo formato, mudando somente o para-choque. A traseira, claro, é diferente por ser um utilitário, usando lanternas horizontais.
Como usa a mesma mecânica, pode chegar com as mesmas opções, como o 2.0 biturbo diesel de 210 cv e o 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv, o que seria uma diferencial em comparação aos rivais, que contam com somente uma motorização. No caso da versão Titanium vista na Bahia, ela é oferecida na Tailândia com o motor 2.0 biturbo, com equipamentos como câmera 360°, faróis de LED matrix, central multimídia de 12 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e sete lugares.
Andamos no Hyundai Ioniq 5 N, que será lançado no Brasil, e que acaba de ser eleito o "Carro Esportivo do Ano" na premiação do World Car of The Year.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv