O grupo indiano Tata ganhou notoriedade com a Tata Motors em 2008 com o Tata Nano, o carro mais barato do mundo. Desde aquela época que se falava sobre a sua chegada ao Brasil com essa mesma proposta, algo que foi levado bem a sério por Sergio Habib, empresário do setor que, hoje, é importador da JAC Motors.
Em sua conta no Instagram, Sergio Habib falou sobre essa época. Em 2011, mesma época em que apresentou a JAC Motors no Brasil, o empresário visitou a Índia algumas vezes para representar a Tata Motors em nosso mercado. "Começaria importando uma picape extremamente rústica da Tata...custaria mais barato que uma Ranger a gasolina", escreveu Habib. A estratégia era ocupar o espaço da Toyota Bandeirante, que saiu de linha em 2001, e abriu um nicho no mercado de trabalho.
Em seguida, já em sociedade com os indianos, seria a vez do Tata Nano aparecer. Um projeto bem barato e simples, vendeu bem no lançamento, mas diversos casos de incêndio na Índia acabaram prejudicando as vendas, o que não recuperou até seu fim definitivo em 2018. Hoje, a Tata é dona da Jaguar Land Rover, que passou por uma grande mudança de marcas e submarcas em prol do mercado de luxo.
Sergio Habib abortou o projeto em 2011, quando o governo brasileiro aumentou o IPI de veículos importados para 30%, feito para incentivar a abertura de fábricas destas empresas no Brasil. Essa ação prejudicou a própria JAC Motors e outras chinesas que, em sua primeira fase de mercado brasileiro, tinham produtos baratos e completos para brigar com as marcas tradicionais e seus produtos populares. E a Tata ficou só nos planos depois disso.
Andamos no Hyundai Ioniq 5 N, que será lançado no Brasil, e que acaba de ser eleito o "Carro Esportivo do Ano" na premiação do World Car of The Year.
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