A promessa de carros totalmente autônomos continua indefinida. Isso pode ser uma coisa boa, pelo menos de acordo com um novo estudo da American Automobile Association (AAA) que descobriu que a maioria das pessoas tem medo de veículos autônomos. O que é ainda mais surpreendente: Esse número aumentou nos últimos anos, enquanto a confiança do público diminuiu.
De acordo com a AAA, 66% dos entrevistados disseram ter medo de veículos autônomos. Isso representa um aumento em relação aos 55% de 2022, mas uma queda em relação aos 68% do ano passado. A parcela de pessoas que confiam nos veículos autônomos permaneceu estável de 2023 a 2024, em 9%, enquanto 25% não tinham certeza sobre eles. Ambos os números caíram de 15 e 30%, respectivamente, em 2022.
Embora os compradores possam desconfianças em relação aos carros autônomos, eles não se opõem a alguma assistência tecnológica ao volante. Os entrevistados disseram estar interessados em alguma tecnologia, com mais da metade aberta à frenagem automática, à frenagem automática em marcha ré e à assistência para manter a faixa de rodagem. Apenas 42% estavam interessados em assistência ativa à direção e 49% estavam interessados no controle de cruzeiro adaptativo.
No entanto, os compradores devem permanecer céticos até mesmo em relação a esses auxílios ao motorista, pois outro estudo da AAA descobriu que eles nem sempre são confiáveis. A organização pesquisou recentemente a eficácia dos sistemas de freio em ré automático e apenas um dos 40 testes foi concluído sem acidentes. Metade dos carros não conseguiu parar para os pedestres parados atrás do veículo.
A maioria dos compradores não terá que se preocupar com veículos autônomos tão cedo. A divisão Cruise da General Motors enfrentou obstáculos significativos de segurança nos últimos meses e parece que a Waymo do Google é uma das empresas remanescentes que está se esforçando ao máximo para desenvolver a tecnologia. Ela expandiu seu serviço de robô-táxi para Los Angeles hoje, mas a tecnologia ainda está a anos de distância de se tornar um veículo de passeio comum.
Fonte: AAA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia