Conforme o Motor1.com Brasil adiantou com exclusividade em fevereiro, a BMW está se programando para trazer a R 12 pela primeira vez ao mercado brasileiro. A confirmação dos planos veio diretamente de Carina Höfler, gerente de produto para a linha R 12 globalmente. Agora, novos registros por aqui mostram de fato o interesse da marca.
As imagens disponibilizadas pelo Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) não deixam dúvidas de que se trata da nova BMW R 12. Mas especificamente, é a versão com visual um pouco mais esportivo da moto que faz parte da linha Heritage da marca, como a R 18 que já andamos, por exemplo. Na Europa, a moto ainda pode vir com assento mais baixo e visual mais estradeiro como opção.
Na forma que foi registrada no Brasil, a BMW R 12 deverá se posicionar de forma a apelar ao público que quer uma moto com visual clássico, mas desempenho moderno e de alta cilindrada. Entre as possíveis rivais por aqui, podem entrar os modelos da linha Bonneville T 120 da Triumph, por exemplo.
A R 12 é vendida lá fora com um motor de cilindros contrapostos como manda o figurino, mas ainda é arrefecido a ar com auxílio de radiador de óleo. Na moto, é o grande ponto focal e cercado por um chassi tubular. Na Europa, a moto conta com opções de customização que vão desde uma Roadster até uma estradeira, passando pelo visual Scrambler. Dependendo da configuração, as rodas podem ser raiadas ou de liga leve.
O motor em si tem 1.170 cm3 divididos entre os dois cilindros. A potência declarada é de 95 cv a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo de 11,2 kgfm é atingido a 6.000 rpm. O câmbio é mecânico de seis velocidades e a transmissão final é feita por eixo cardã, como já é tradicional nos motores boxer da BMW.
Nas medidas, a R 12 tem 2.200 mm de comprimento, 1.110 mm de altura e 1.520 mm de entre-eixos. Seu peso em ordem de marcha declarado é de 227 kg já contando o tanque de combustível de 14 litros. O assento é bem baixo, ficando a 754 mm do solo. Na dianteira, usa garfo invertido com bengalas de 45 mm de diâmetro e 90 mm de curso. A traseira conta com balança de braço único e amortecedor com 90 mm de curso. As rodas têm 19" na dianteira e 16" na traseira. Os freios, sempre a disco e com ABS, possuem duplo disco na dianteira e único na roda de trás.
Na Europa, a BMW R 12 traz de série um painel de instrumentos analógico com velocímetro e conta-giros separados, mas pode-se optar por um conjunto digital com tela de 3,5". Entre os principais equipamentos de fábrica na Europa, vale citar dois motos de condução, chave presencial, controle de tração e controle de atuação de freio motor.
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