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Novo Mercedes-AMG E53 2024 é híbrido com motor de seis cilindros de 612 cv

Disponível nas versões sedã e perua, esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos

Mercedes-AMG E 53 HYBRID Wagon (2024)

O próximo AMG a receber uma porta de carregamento é o novo Mercedes-Benz Classe E na versão "53", disponível nas variantes sedã e perua. Embora a eletrificação normalmente venha acompanhada de um motor de combustão reduzido, esse não é o caso aqui. Não só essa versão AMG Lite ainda tem um motor de seis cilindros em linha, como também o motor a gasolina de 3,0 litros produz ainda mais potência do que antes.

O antigo AMG E53 tinha 435 cv, enquanto seu substituto teve o motor de seis cilindros turboalimentado modificado para entregar 449 cv. O motor de combustão agora trabalha em conjunto com uma unidade elétrice de 163 cv, permitindo uma potência total de 585 cv. Ativando o Race Start, que é o jargão de marketing para o controle de largada, a potência combinada aumenta para 612 cv temporários. Com 76,5 kgfm disponíveis, você obtém um enorme aumento de torque, já que o modelo anterior tinha que se contentar com 53 kgfm.

Mercedes-AMG E53 2025

É força eletrificada suficiente para um 0 a 100 km/h em 3,8 segundos para o sedã, enquanto a perua, um pouco mais pesada, leva 0,1 s a mais. Ambos são limitados eletronicamente a 250 km/h, mas o AMG Driver's Package opcional afrouxa o limitador para 280 km/h para o sedã e 275 km/h para o modelo com teto longo. Quando funcionam apenas com energia elétrica, os novos E53 atingem o máximo de 140 km/h.

A dupla de sedã e perua segue o mais recente GLE 53 na adoção de uma configuração híbrida plug-in. Montada sob o assoalho do porta-malas, há uma bateria com capacidade útil de 21,22 kWh. A Mercedes-Benz afirma que isso é suficiente para percorrer mais de 100 quilômetros no ciclo WLTP sem usar gasolina. A bateria fornece sua energia a um motor elétrico integrado à transmissão automática de nove marchas para economizar espaço.

Em comparação com um Classe E não AMG, o "53" tem uma carroceria mais rígida, freios maiores e esterçamento das rodas traseiras de série. O sistema AWD totalmente variável é combinado com uma suspensão adaptativa com amortecimento variável. O Classe E esportivo tem um design um pouco mais agressivo, com para-lamas dianteiros mais largos, uma grade iluminada e quatro saídas redondas de escapamento. É interessante notar que o eixo dianteiro é um pouco mais largo do que no Classe E normal.

A Mercedes não está planejando versões de duas portas, já que o AMG E53 Coupe e o AMG E53 Convertible não voltarão para uma nova geração. No entanto, a elegante marca alemã está substituindo esses carros pelos novos CLE53. Eles também têm um motor de seis cilindros em linha, mas não são híbridos plug-in.

Um novo E63 também está chegando, e espera-se que ele também tenha uma porta de carregamento. Infelizmente, o robusto V8 está indo embora para dar lugar a um motor de seis cilindros em linha. O C63 de quatro cilindros e o S63 com V8 já foram eletrificados, mostrando que os dias dos esportivos da AMG com motores a combustão puros estão contados.

Por enquanto, o Mercedes-AMG E53 ainda não tem data para chegar ao Brasil. A fabricante alemã acabou de iniciar as vendas da nova geração do sedã convencional, então a variante esportiva deve aparecer por aqui somente em 2025.

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