Motos em fevereiro: indústria tem melhor fevereiro desde 2014 no Brasil
No mês passado, quase 140 mil motocicletas foram produzidas. Emplacamentos cresceram em relação a 2023
As fabricantes de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM produziram 280.991 unidades no primeiro bimestre. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume é 14,9% superior ao registrado nos dois primeiros meses de 2023. Ainda segundo a associação, esse foi o melhor desempenho para o período em dez anos.
Em fevereiro, a produção também atingiu o melhor resultado dos últimos dez anos, com 139.767 motocicletas saindo das linhas de montagem. O resultado ainda é positivo na comparação com o mesmo mês do ano passado: alta de 14,8%. Em relação a janeiro, houve queda de 1%.
Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Bento, esses números refletem o bom momento da indústria de duas rodas. “Apesar do mês de fevereiro ter menos dias úteis, a produção de motocicletas apresentou um resultado bastante positivo. Isso comprova o esforço das fabricantes em aumentar a produtividade para atender a crescente demanda do mercado” explica. A projeção da Abraciclo é produzir 1.690.000 motocicletas em 2024, alta de 7,4% em relação ao registrado no ano passado.
Vendas no varejo
Nos dois primeiros meses do ano, foram licenciadas 279.683 motocicletas, alta de 32,4% na comparação com o mesmo período de 2023. Esse foi o melhor resultado desde 2008. Em fevereiro, 136.326 motocicletas foram comercializadas no varejo, alta de 35,5% na comparação com o mesmo mês de 2023. Em relação a janeiro, foi registrada queda de 4,9%. As vendas no varejo atingiram o melhor desempenho para o mês desde 2011 (145.289 unidades).
Com 19 dias úteis, a média diária de vendas em fevereiro foi de 7.175 unidades. Os modelos de baixa cilindrada foram os mais licenciados, com 112.464 unidades, o que corresponde a 82,5% de participação do mercado. Em segundo lugar, ficaram as motocicletas de média cilindrada, seguidas pelas de alta cilindrada.
EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS |
||||||||
FEVEREIRO/23 |
JANEIRO/24 |
FEVEREIRO/24 |
||||||
CATEGORIA |
A |
PARTICIPAÇÃO |
B |
PARTICIPAÇÃO |
C |
PARTICIPAÇÃO |
C/A |
C/B |
STREET |
52.474 |
52,2% |
69.648 |
48,6% |
66.325 |
48,7% |
26,4% |
-4,8% |
TRAIL |
18.335 |
18,2% |
24.517 |
17,1% |
24.031 |
17,6% |
31,1% |
-2,0% |
MOTONETA |
14.039 |
14,0% |
26.788 |
18,7% |
24.233 |
17,8% |
72,6% |
-9,5% |
SCOOTER |
9.041 |
9,0% |
13.121 |
9,2% |
12.758 |
9,4% |
41,1% |
-2,8% |
NAKED |
2.055 |
2,0% |
2.707 |
1,9% |
2.608 |
1,9% |
26,9% |
-3,7% |
BIG TRAIL |
1.523 |
1,5% |
1.744 |
1,2% |
1.696 |
1,2% |
11,4% |
-2,8% |
CICLOMOTOR |
1.851 |
1,8% |
2.910 |
2,0% |
2.688 |
2,0% |
45,2% |
-7,6% |
CUSTOM |
712 |
0,7% |
974 |
0,7% |
797 |
0,6% |
11,9% |
-18,2% |
SPORT |
428 |
0,4% |
764 |
0,5% |
1.027 |
0,8% |
140,0% |
34,4% |
TRICICLO |
104 |
0,1% |
122 |
0,1% |
117 |
0,1% |
12,5% |
-4,1% |
TOURING |
51 |
0,1% |
62 |
0,0% |
46 |
0,0% |
-9,8% |
-25,8% |
QUADRICICLO |
0 |
0,0% |
0 |
0,0% |
0 |
0,0% |
0,0% |
0,0% |
TOTAL |
100.613 |
- |
143.357 |
- |
136.326 |
- |
35,5% |
-4,9% |
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