Em 2021, a Hyundai apresentou a Santa Cruz, uma picape para brigar com a Ford Maverick nos Estados Unidos. Sobre a plataforma do Tucson global, a picape é um pedido antigo de concessionários no Brasil de olho no que a Fiat Toro faz, mas nem mesmo com a nova fase da marca por aqui, ela pode estar longe de nós.
Agora que a Hyundai Motor Brasil comanda a operação de importação, antes nas mãos da Caoa, novos produtos globais chegarão com maior velocidade para nosso mercado. Mas diversos executivos foram questionados sobre a Santa Cruz e, em comum, todos estavam preparados para falar que a picape não chega por aqui, ao menos por enquanto, por demanda em sua terra natal.
A Hyundai Santa Cruz não saiu dos Estados Unidos por enquanto. Seu único lugar de produção, é suficiente para abastecer o mercado local - em 2023, vendeu 36.675 unidades e figurou entre as 15 picapes mais vendidas, contra as 94.058 unidades da Ford Maverick. Mesmo não tendo um número tão alto quando a Ford, a Hyundai não consegue espaço para importar a picape ao Brasil.
Há uma questão de preços nesse jogo. A Ford Maverick chega ao Brasil em duas versões, entre R$ 224.890 e R$ 234.890, e nos Estados Unidos tem um preço próximo ao da Hyundai Santa Cruz. Porém, a picape da Ford é produzida no México e se beneficia de um acordo comercial entre Brasil e seu país de origem, enquanto a Santa Cruz é norte-americana e terá que pagar uma carga de impostos mais alta e, com isso, chegar mais cara, o que pode não ser interessante na concorrência.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026