Em 2021, a Hyundai apresentou a Santa Cruz, uma picape para brigar com a Ford Maverick nos Estados Unidos. Sobre a plataforma do Tucson global, a picape é um pedido antigo de concessionários no Brasil de olho no que a Fiat Toro faz, mas nem mesmo com a nova fase da marca por aqui, ela pode estar longe de nós.
Agora que a Hyundai Motor Brasil comanda a operação de importação, antes nas mãos da Caoa, novos produtos globais chegarão com maior velocidade para nosso mercado. Mas diversos executivos foram questionados sobre a Santa Cruz e, em comum, todos estavam preparados para falar que a picape não chega por aqui, ao menos por enquanto, por demanda em sua terra natal.
A Hyundai Santa Cruz não saiu dos Estados Unidos por enquanto. Seu único lugar de produção, é suficiente para abastecer o mercado local - em 2023, vendeu 36.675 unidades e figurou entre as 15 picapes mais vendidas, contra as 94.058 unidades da Ford Maverick. Mesmo não tendo um número tão alto quando a Ford, a Hyundai não consegue espaço para importar a picape ao Brasil.
Há uma questão de preços nesse jogo. A Ford Maverick chega ao Brasil em duas versões, entre R$ 224.890 e R$ 234.890, e nos Estados Unidos tem um preço próximo ao da Hyundai Santa Cruz. Porém, a picape da Ford é produzida no México e se beneficia de um acordo comercial entre Brasil e seu país de origem, enquanto a Santa Cruz é norte-americana e terá que pagar uma carga de impostos mais alta e, com isso, chegar mais cara, o que pode não ser interessante na concorrência.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad