A Ferrari fabricou apenas 399 exemplares do supercarro Enzo, o que os torna bastante raros nas ruas. A tragédia atingiu uma dessas máquinas extraordinárias na Autobahn perto de Munique (Alemanha) na terça-feira, com um acidente que arrancou o nariz da Ferrari e feriu três pessoas.
"Uma Ferrari derrapou por razões desconhecidas e colidiu com a barreira central", disse o Corpo de Bombeiros de Munique em seu anúncio do incidente. Os destroços do acidente cobriram cerca de 200 metros, e partes da Ferrari que voaram danificaram outro veículo. Uma das três pessoas feridas precisou ir ao hospital.
Fotos do local mostram a Enzo sem a parte dianteira. A colisão arrancou a roda do lado do motorista do carro. Um tópico no fórum Ferrari Chat especula que o veículo pode ser consertado, mas que, obviamente, será muito caro.
A Hagerty informa que um Enzo em condições médias vale US$ 3,55 milhões (R$ 17,66 milhões) hoje. Ele lista o preço de venda mais alto desse supercarro da Ferrari nos Estados Unidos, de US$ 4,51 milhões (R$ 22,4 milhões). O piloto da Fórmula 1 Fernando Alonso vendeu seu exemplar com a primeira carroceria de produção pelo equivalente a US$ 5,9 milhões (R$ 29,3 milhões) em 2023. Suspeitamos que este, mesmo em seu estado atual, valha pelo menos sete dígitos.
O Enzo chegou em 2002 como a sequência da Ferrari para supercarros anteriores, como o F40 e o F50. Na época, a empresa era dominante na Fórmula 1, conquistando campeonatos consecutivos de construtores de 1999 a 2004. O Enzo se inspirou no sucesso na F1, usando um nariz inspirado nas corridas e fazendo uso extensivo de fibra de carbono na estrutura do veículo e nos painéis da carroceria.
Um painel transparente no deque traseiro mostrava o motor 6.0 V12. O grande motor produzia 660 cv a 7.800 rpm e 66,9 kgfm de torque. A única caixa de câmbio disponível era uma manual automatizada de seis marchas (não tem pedal de embreagem, mas o motorista tem que fazer as trocas pelas borboletas no volante) que podia trocar de marcha em 150 milissegundos.
Fonte: Munich Fire Department via Road & Track
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Todas as novidades da Ferrari que chegarão em 2025
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Essa sucata de Ferrari vale R$ 140 mil
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Última Ferrari de F1 de Michael Schumacher vai a leilão