Durante o anúncio do investimento de R$ 11 bilhões até 2030 no Brasil, a Toyota deu mais uma informação, revelando que irá transferir a produção de Indaiatuba (SP) para Sorocaba (SP). Indaiatuba hoje é responsável pela montagem somente do Corolla na versão sedã, enquanto o Corolla Cross, assim como a linha Yaris, é feita em Sorocaba. A fabricante afirma que o processo de transferência terá início em 2025, sendo finalizado no fim de 2026.
“Para efetivar essa significativa expansão da capacidade produtiva, será necessário construir novas instalações no local, para as quais serão transferidas as operações produtivas de Indaiatuba (SP). Isto ocorrerá de forma gradual, a partir de meados de 2025, com conclusão prevista para o final de 2026. É importante ressaltar que esse movimento visa a manutenção de 100% dos empregos e a criação de 500 novos postos de trabalho na planta de Sorocaba, com o objetivo de apoiar o crescimento da capacidade produtiva. As contratações terão início em meados de 2026 e, até 2030, deverão alcançar 2 mil novos empregos diretos.”
Embora seja uma surpresa, esta movimentação não é exatamente estranha. Indaiatuba só produz o Corolla que, embora ainda venda bem para um sedã médio, não tem volume o suficiente para justificar uma fábrica própria. E, com os investimentos indo para modernizar Sorocaba, faz mais sentido que o Corolla também seja feito lá, por compartilhar a plataforma e os componentes com o Corolla Cross, que já é produzido na fábrica mais nova.
Segundo a agência AutoData, o presidente do sindicato de Sorocaba, Leandro Soares, afirma que a Toyota está negociando com o sindicato local sobre a transferência dos funcionários de Indaiatuba, em um processo semelhante ao que foi feito de São Bernardo do Campo para Sorocaba – a fabricante transferir a sede da empresa para a fábrica, saindo da cidade do Grande ABC. O que ajuda é que a distância entre Sorocaba e Indaiatuba é de aproximadamente uma hora e meia de viagem.
Com o investimento, Sorocaba acabará por dobrar a capacidade de produção, dos atuais 200 mil veículos para 400 mil unidades. Em 2023, foram produzidas mais e 150 mil unidades, considerando Yaris, Yaris Sedan, Corolla Cross e o Etios (que era feito para o mercado argentino). A Toyota irá adicionar o Yaris Cross no final de 2024 e ainda tem um projeto para um inédita picape abaixo da Hilux, para concorrer com a Fiat Toro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça