A fábrica da General Motors na Argentina, localizada em Alvear na província de Santa Fé, retomou a produção hoje, depois de ficar fechada por quase três meses. A fábrica, que produz o Chevrolet Tracker majoritariamente para aquele mercado, foi reaberta depois de ter passado por uma série de interrupções e suspensões durante o segundo semestre de 2023.
O motivo da suspensão foi a falta de componentes: vários fornecedores da GM Argentina interromperam a entrega de autopeças por causa da dívida que acumularam no exterior. Esses fornecedores se endividaram em dólares por recomendação do então ministro da Economia e candidato à presidência, Sergio Massa.
O político prometeu pagar o valor à taxa oficial do Banco Central, mas esse compromisso nunca foi cumprido. Os fornecedores estrangeiros de matérias-primas e peças cortaram o fornecimento para várias indústrias, incluindo os componentes usados no Chevrolet Tracker. O caso da GM Argentina não é o único: várias outras fábricas de automóveis tiveram que suspender a produção e estender as férias de verão pelo mesmo motivo, segundo nossos colegas do Motor1.com Argentina.
Sob o governo do novo presidente Javier Milei, o Banco Central emitiu um título em dólares para que as empresas pudessem pagar suas dívidas no exterior. Várias montadoras de automóveis entraram o programa para ter acesso a esse título como forma de evitar cortes no fluxo de componentes importados.
A fábrica da GM em Alvear retomou a produção hoje sem o modelo Cruze, que deixou a linha de montagem no ano passado. O Tracker é o único produto que está sendo fabricado atualmente em Santa Fé, para abastecer o mercado interno argentino e também para exportação para a Colômbia. A linha Tracker na Argentina será ampliada este ano com a introdução de uma versão esportiva: o Tracker RS, porém, ele será importado do Brasil, onde também é produzido.
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