Depois de ter entrado de cabeça no desenvolvimentos de produtos elétricos, a General Motors pode estar dando um passo para trás. De acordo com o site estadunidense Autoweek, a marca dos EUA estaria em um discreto modo de gerenciamento de crise e redirecionando seus esforços para outros produtos.
Mais especificamente, a GM estaria colocando mais recursos no desenvolvimento de uma versão híbrida plug-in da Silverado, a qual temos acesso a poucas informações confirmadas. No entanto, a movimentação terá uma consequência. A especulada picape elétrica compacta, com porte de Fiat Toro e Ford Maverick, acabou sendo cancelada. Então não deveremos ter uma "Montana elétrica" tão cedo.
Ford Maverick Hybrid Lariat 2023
De acordo com a publicação, a marca quer apostar mais em modelos híbridos do que nos totalmente elétricos. Isso não só teria cancelado os planos da montadora para sua picape compacta elétrica como teria alterado os planos também para as vans comerciais da empresa com propulsão alimentada por baterias. Elas usariam a plataforma elétrica dos furgões BrightDrop, que a General Motors já comercializa para entrega de empresas nos EUA como Walmart, a locadora Hertz e a empresa de logística DHL.
No final de janeiro, a CEO da GM, Mary Barra, já havia comunicado aos investidores que a empresa estava revendo seus planos de eletrificação. Inicialmente focando totalmente em elétricos, a General Motors estaria agora procurando alternativas híbridas e híbridas plug-in. A marca vê isso como uma forma de fazer uma transição mais suave para os elétricos e garantindo que atinja um público maior durante este período, já que a adoção de elétricos nos EUA não está tão avançada quanto o esperado.
A empresa tem tido dificuldades com sua nova linha de elétricos, não só com a produção (o que fez com que o Equinox EV fosse adiado) como também com problemas de software do Cadillac Lyriq e Chevrolet Blazer EV. Até a Silverado EV, que já está sendo vendida, seguirá com a produção mais restrita por conta da falta de demanda.
Silverado EV RST 2024
Barra não deu nenhum detalhe durante o encontro com os investidores, afirmando somente que o sistema híbrido plug-in seria introduzido “em alguns veículos” na América do Norte, sem citar outros mercados. O foco na região é justificado por ser o maior da empresa e pela necessidade de atender as regras mais rígidas de economia de combustível, mas afetará outros mercados.
Hoje, a China é o único país que tem carros híbridos da GM. A fabricante usa um sistema híbrido-leve no Monza e mais alguns modelos, combinado ao motor de três cilindros. Há também um motor híbrido plug-in no Buick Velite 6. Para este ano, como revelaram documentos divulgados pelo governo chinês, a nova geração do Chevrolet Equinox terá uma variante PHEV, mas que estreará somente no final do ano por lá.
No caso do Brasil, a expectativa é que a Chevrolet aposte em um sistema híbrido-leve na linha nacional, por ser uma tecnologia que já trabalha com o motor de três cilindros na China. Porém, a plataforma precisará de modificações, pois os carros chineses que usam este sistema são feitos com uma arquitetura baseada na D2XX do Cruze – o único carro restante com a plataforma GEM por lá é o Tracker.
Fonte: Autoweek
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