Exclusivo: BMW R12 chega até setembro ao Brasil contra a Triumph Bonneville
Com visual retrô e motor boxer refrigerado a ar, moto mira no público de motos clássicas e premium
De Málaga (ESP) - Apesar de ser seu maior mercado no Brasil, a BMW Motorrad não focará esforços apenas no segmento de grandes aventureiras com a linha GS. Até setembro, nosso mercado deve receber pela primeira vez a linha R 12 de modelos com visual mais clássico da montadora alemã. O alvo é claro: compradores de motos premium com visual retrô, como a Triumph Bonneville T120.
A informação foi confirmada com exclusividade ao Motor1.com Brasil por Carina Höfler, gerente de produto para a linha R 12. A produção nacional ainda não foi confirmada, mas a BMW reserva para importação somente modelos topo de gama, como as K 1600 GTL de 6 cilindros em linha, a R 1250 RT e a R 18. Até mesmo a esportiva S 1000 RR é feita aqui, enquanto a R 1300 GS já está em produção aguardando o lançamento e, conforme o Motor1.com Brasil adiantou, a F 900 GS também está na fila para a montagem nacional em Manaus (AM).
Galeria: BMW R12 virá ao Brasil
A R 18 é a única da linha Heritage da empresa por aqui, mas deve ganhar a companhia da R 12 no segundo semestre. Em Portugal, os preços da BMW R 12 partem de cerca de 16 mil euros (R$ 85,7 mil). Para efeito de comparação, a Triumph Bonneviile T120 mais barata no Brasil parte de R$ 62.690.
Visual clássico e opções de customização
Com a evolução do motor boxer na linha GS, a BMW viu um espaço para quem queria uma experiência mais pura de seu clássico propulsor. A R 12 é vendida com um motor de cilindros contrapostos como manda o figurino, mas ainda é arrefecido a ar com auxílio de radiador de óleo. Na moto, é o grande ponto focal e cercado por um chassi tubular. Na Europa, a moto conta com opções de customização que vão desde uma Roadster até uma estradeira, passando pelo visual Scrambler. Dependendo da configuração, as rodas podem ser raiadas ou de liga leve.
O motor em si tem 1.170 cm3 divididos entre os dois cilindros. A potência declarada é de 95 cv a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo de 11,2 kgfm é atingido a 6.000 rpm. O câmbio é mecânico de seis velocidades e a transmissão final é feita por eixo cardã, como já é tradicional nos motores boxer da BMW.
Nas medidas, a R 12 tem 2.200 mm de comprimento, 1.110 mm de altura e 1.520 mm de entre-eixos. Seu peso em ordem de marcha declarado é de 227 kg já contando o tanque de combustível de 14 litros. O assento é bem baixo, ficando a 754 mm do solo. Na dianteira, usa garfo invertido com bengalas de 45 mm de diâmetro e 90 mm de curso. A traseira conta com balança de braço único e amortecedor com 90 mm de curso. As rodas têm 19" na dianteira e 16" na traseira. Os freios, sempre a disco e com ABS, possuem duplo disco na dianteira e único na roda de trás.
Na Europa, a BMW R 12 traz de série um painel de instrumentos analógico com velocímetro e conta-giros separados, mas pode-se optar por um conjunto digital com tela de 3,5". Entre os principais equipamentos de fábrica na Europa, vale citar dois motos de condução, chave presencial, controle de tração e controle de atuação de freio motor.
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