A Porsche comemorou seu aniversário de 75 anos em 2023 com o supercarro Mission X. O conceito ofereceu um vislumbre do futuro elétrico, mas não houve muitas novidades desde então. Recentemente, porém, o CEO da Porsche, Oliver Blume, disse que a decisão de colocar ou não o carro em produção será tomada ainda este ano.
O chefe da Porsche disse à revista australiana CarSales que o feedback recebido após a estreia do Mission X em junho passado foi "extremamente positivo". O executivo de 55 anos disse: "É uma grande motivação para nós fazermos o carro". Se aprovado, será apenas o quarto supercarro de Zuffenhausen, seguindo os passos do 959, do Carrera GT e do 918 Spyder.
A Porsche tem sido discreta em relação às especificações técnicas do conceito espetacular, mas sabemos que o Mission X tem cerca de 4.498 mm de comprimento, 1.998 mm de largura e menos de 1.198 mm de altura. Ele tem uma distância entre-eixos de 2.730 mm e rodas escalonadas (20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira), com uma bateria montada atrás dos assentos. Quando o conceito foi lançado, fomos informados de que o supercarro tinha uma relação peso-potência de pelo menos um cv por 1 quilograma.
A Porsche também divulgou números mais altos de downforce do que o 911 GT3 RS (992), que gera 409 kg de downforce total a 200 km/h e 860 kg a 285 km/h. O Mission X também pode carregar a bateria cerca de duas vezes mais rápido do que o Taycan Turbo S. No entanto, isso foi antes de o Taycan 2025 saltar de 367 cv (270 kW) para 435 cv (320 kW). O EV de quatro portas agora pode carregar sua bateria de 10 a 80% em 18 minutos.
O Mission X, com sua arquitetura de 900 volts, enfrentaria o Rimac Nevera, que foi projetado para suportar carregamento de 500 kW. O Lotus Evija pode suportar 350 kW.
Quase um ano após sua estreia, a potência do Mission X continua sendo um mistério. Várias reportagens afirmam que ele tem cerca de 1.500 cv, mas outros acreditam que está mais próximo de 1.700 cv, se não mais. Não se sabe ao certo quantos motores ele tem, embora consideremos pelo menos dois - um para cada eixo - para permitir um layout de tração integral. O Nevera e o Evija têm uma configuração de quatro motores.
Uma versão de produção subsequente do Mission X seria o carro de produção mais rápido em Nürburgring. O tempo a ser batido seria de 6 minutos e 35,18 segundos, alcançado pelo Mercedes-AMG One. O Inferno Verde é uma pista exigente, especialmente para veículos elétricos, considerando que é um circuito longo que se estende por 20,83 quilômetros.
Independentemente do preço, os colecionadores vão adorar esse carro. É provável que a produção seja limitada e não ficaríamos surpresos se todas as unidades fossem vendidas antes da estreia. Se ele receber luz verde este ano, é improvável que as primeiras entregas aos clientes ocorram antes de 2026.
É muito cedo para dizer quantos poderão ser construídos, mas o 918 Spyder foi limitado a 918 unidades, enquanto o Carrera GT anterior teve uma produção de 1.270 exemplares. O 959 era muito mais raro, pois apenas 292 carros para clientes foram montados.
Fonte: Car Sales
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