A Sony Honda Mobility é a joint venture automotiva entre a Honda e a Sony. Seu objetivo é construir veículos elétricos com tecnologia avançada de direção autônoma. Agora, há novos detalhes sobre quando os primeiros modelos da empresa chegarão às ruas.
Além do sedã elétrico Afeela anunciado anteriormente para 2025, a Sony Honda Mobility lançará um SUV em 2027 e um modelo compacto mais barato em 2028 ou mais tarde, de acordo com o Nikkei Asia. Todos os três veículos serão montados na mesma plataforma.
O modelo compacto da Sony Honda Mobility supostamente compartilhará componentes com os EVs desenvolvidos internamente pela Honda para manter os preços baixos - não sabemos se terá componentes do carro feito em parceria com a GM. A empresa acabou de exibir o conceito Saloon na CES que antecipa um modelo de produção que chegará em 2026.
Ainda não temos muitos detalhes sobre o SUV da Sony Honda Mobility. A Sony mostrou anteriormente o conceito Vision-S 02 (abaixo), que previa a aparência de um veículo desse tipo. Ele compartilhava uma linguagem de design com o sedã, mas com uma altura maior e uma traseira diferente.
O sedã da marca Afeela usa motores elétricos dianteiros e traseiros, cada um com 245 cv. Ele tem uma bateria de íons de lítio de 91,0 kWh. As vendas nos Estados Unidos devem começar no início de 2026.
A Sony Honda Mobility está carregando o sedã da Afeela com tecnologia. O modelo de pré-produção tem 45 sensores, incluindo Lidar e oito câmeras. Os chips da Qualcomm supostamente forneceriam a capacidade de processamento para suportar a condução autônoma de nível 3, o que significa que uma pessoa ainda precisaria assumir o controle em alguns momentos.
O sedã tem um exterior discreto e de estilo suave. No interior, há uma tela que cobre quase todo o painel. A Sony pretende fornecer acesso ao seu enorme império de mídia para que as pessoas possam assistir a filmes como Homem-Aranha: Através do Aranhaverso ou jogar Fortnite nessa tela. O motorista segura um volante do tipo manche.
A Honda construiria alguns desses EVs em Ohio (EUA), de acordo com o site Quartz. Devido à localização, os veículos poderão usar as baterias provenientes da fábrica da Honda e da joint venture da LG no estado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Dados nos EUA provam: preço é o que impede adoção em massa de elétricos