A Abarth pode ter entrado na onda dos elétricos com o 500e e o 600e, mas a divisão de esportivos da Fiat ainda produz hatchbacks que funcionam com gasolina. O venerável 695 está recebendo uma edição especial pela enésima vez, mas este modelo de tiragem limitada marca o 75º aniversário da marca.
Apropriadamente chamado de Abarth 695 75° Anniversario, renova um carro que já existe há 16 anos. Sim, a versão de alto desempenho do Fiat 500 foi lançada em 2008 como 595. Aqui, recebe rodas exclusivas de 17" com um acabamento dourado que chega até os decalques da carroceria. Os gráficos retratam uma cabeça de pistão nos para-lamas traseiros e um enorme logotipo "Abarth" ao longo de quase toda a largura das portas. O teto também recebe um enorme escorpião com acabamento em dourado.
Essas ponteiras de escapamento empilhadas verticalmente, semelhantes às da Lexus, devem parecer familiares se você estiver acompanhando a marca há algum tempo. Elas foram introduzidas em 2021 no Abarth F595 e, desde então, foram instaladas em outros produtos. O carro mais recente a receber a configuração de escapamento incomum foi o F595C no final do ano passado. Disponível em alguns modelos 595 e 695, o escapamento Record Monza tem uma válvula ativa para alterar a trilha sonora.
O novo 695 usa o já conhecido motor 1.4 turbo. Ele produz 180 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, canalizados para o eixo dianteiro por meio de uma caixa de câmbio manual de cinco marchas. Essa configuração clássica permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e uma velocidade máxima de 225 km/h. Em ambos os eixos, ele conta com amortecedores Koni FSD em um hot hatch tão leve quanto o Mazda MX-5 Miata.
O interior certamente está mostrando sua idade, mas a Abarth tentou melhorar as coisas envolvendo uma parte do painel de instrumentos em Alcântara. Há assentos de carbono Sabelt com costura amarela e letras "75° Anniversario" na mesma cor, com um visual retrô bordado nos encostos de cabeça. Embora a cabine esteja ficando um pouco mais longa, você ainda tem tudo o que precisa: ar-condicionado automático, conectividade Apple CarPlay e Android Auto, um par de telas de 7 polegadas e um sistema de som Beats. A Abarth produzirá apenas 1.368 unidades. Por que esse número? É uma referência à capacidade do motor de 1.368 cc.
No Brasil, a divisão esportiva voltou em 2022, com o Pulse Abarth. Em 2023, foi a vez do Fastback Abarth, ambos com motor 1.3 turbo de até 185 cv, e é esperada ainda a chegada do 500e Abarth, o primeiro elétrico da marca, este importado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
A pintura deste Lamborghini Revuelto é artesanal e levou 480 horas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Novo Aston Martin homenageia 007 com ouro de verdade
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Mitsubishi Eclipse Cross ganha nova série especial Motorsports