Depois do Kardian, a Renault já prometeu apresentar mais um SUV para o mercado brasileiro. Ainda em 2023, a marca francesa anunciou o investimento de R$ 2 bilhões para entrar no segmento de SUVs médios, hoje casa do Jeep Compass, que não tinham nem nome definido. Na Europa, a Renault divulgou os primeiros teasers do Symbioz.
A Renault já confirmou que esse carro é um SUV médio, com 4,41 m de comprimento, e tecnologia híbrida. Isso vai ao encontro das informações que a Renault divulgou no Brasil sobre o que esperar, como porte de medio e motorização híbrida, mas não necessariamente este será o carro para o Brasil. Na época, Luiz Fernando Pedrucci, CEO da Renault América Latina, reforçou que o Brasil seria o primeiro mercado desse novo carro, algo que o Symbioz, aparentemente, não será.
O Symbioz será apresentado ainda neste primeiro semestre por completo na Europa. O nome vem de um conceito apresentado no Salão de Frankfurt de 2017 e no Salão de São Paulo em 2018 - nome que foi registrado no Brasil em 2017. Para nosso mercado, será interessante para ao menos guiar como será o nosso modelo, provavelmente um pouco menos refinado para não ficar acima dos atuais concorrentes do segmento, como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos.
Sobre o modelo brasileiro, a promessa é de aparecer no segundo semestre, após o lançamento comercial do Kardian. Pode ser uma versão mais simples do Symbioz? Nada impede, inclusive de uma aparição em conjunto, mas ainda há muito sobre esse projeto da Renault escondido.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Kia Tasman 2025 finalmente tem data para ser lançada
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Skoda Kylaq: primo do Volkswagen A0-SUV revela design em novas imagens
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Mercedes-Benz CLA 2026: nova geração é adiantada com 'camuflagem oficial'