Após ano recorde nas vendas e produção de motocicletas no Brasil, as perspectivas do mercado de duas rodas nacional continuam em alta. No entanto, é cada vez mais difícil encontrar opções com preços acessíveis. Da lista que separamos com as 10 motos mais baratas do país, apenas 4 estão custando menos de R$ 10 mil, isso sem nem contar o frete.
Com mais pessoas comprando e as fábricas tentando atender a todos os pedidos, a demanda permanece aquecida. No entanto, enquanto em 2024 temos 4 motos abaixo de R$ 10 mil, a situação já foi pior: em 2023 eram apenas 3 modelos. Levantamos agora quais são as 10 motos 0km mais baratas do Brasil em 2024, pelo menos até agora. Vale ressaltar que, para o levantamento, consideramos apenas as motos classificadas como “motocicletas”. E aqui estamos contando apenas os valores de tabela divulgados nos sites das fabricantes, sem considerar o acréscimo de frete ou seguro.
Preço: R$ 8.490
Motor, potência e torque: 123,67 cm³, 7,2 cv, 0,80 kgfm
Câmbio: Mecânico, 4 marchas
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira
Partida: Elétrica e pedal
Com foco no segmento de entrada, a Shineray Worker 125 foi apresentada em setembro de 2021. Agora, a pequena utilitária com visual diferenciado recebeu algumas melhorias, como nova lanterna e o sempre importante freio a disco ao menos na roda dianteira. Se manteve como a moto mais barata do Brasil, mesma posição de 2023, saindo por R$ 8.490.
Preço: R$ 8.990
Motor, potência e torque: 144,8 cm³, 8,5 cv, 1,02 kgfm
Câmbio: Mecânico, 4 marchas
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira
Partida: Elétrica e pedal
Lançada em janeiro de 2023, a Shineray Worker Cross chegou para complementar a gama de entrada da marca. É uma proposta similar à vista na Worker 125, mas com um pouco mais de desempenho e um visual levemente diferenciado. A Cross 150, por exemplo, traz para-lama dianteira divido com uma porção mais elevada abaixo do farol e outra próxima ao pneu. Tem outras exclusividades, como a pintura branca com banco vermelho, por exemplo.
Preço: R$ 9.390
Motor, potência e torque: 123,67 cm³, 7,2 cv, 0,80 kgfm
Câmbio: Mecânico, 4 marchas, embreagem automática
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira
Partida: Elétrica e pedal
Primeira motoneta na lista, a Shineray JET 125 SS já traz o diferencial de dispensar o manete de embreagem. É a terceira moto mais barata do Brasil e já traz até itens como rodas de liga leve e partida elétrica, além de um painel de instrumentos digital. É uma das principais rivais da Honda Biz, a líder da categoria.
Honda Pop 110i ES 2025
Preço: R$ 9.690
Motor, potência e torque: 109,5 cm³, 8,43 cv, 0,945 kgfm
Câmbio: semi-automático, 4 marchas
Freios: Tambor nas duas rodas
Partida: Elétrica
A moto mais barata da marca acaba de passar por mudanças na linha 2025. Entre as mudanças, ganhou partida elétrica, um novo motor e câmbio semi-automático como o da Biz, além de poluir menos e fazer mais de 49 km/l. Ela permanece atendendo ao seu objetivo inicial de atuar no segmento de entrada e, por vezes, compete até mesmo com alguns ciclomotores. É bem básica, com freios a tambor, mas cumpre sua função. Porém, os aumentos sucessivos de preço fizeram com que a moto perdesse duas posições no ranking, passando a custar R$ 9.690 sem frete.
Preço: R$ 9.990
Motor, potência e torque: 149 cm³, 12 cv, 0,98 kgfm
Câmbio: Mecânico, 5 marchas
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira
Partida: Elétrica e pedal
No início de maio de 2024, a Shineray lançou a Free 150 EFI. Já com injeção eletrônica, a moto se diferencia por custa menos de R$ 10 mil num segmento onde a principal rival, a Honda CG 160 Start (R$ 14.360), está fora do Top 10 das mais baratas há anos. A moto da Shineray traz de série itens como partida elétrica e a pedal, painel de instrumentos digital, rodas de liga leve, freio a disco na dianteira, protetor de motor, conta-giros, marcador de combustível, bagageiro com alças para garupa agregadas, relógio e odômetro parcial
Preço: R$ 10.690
Motor, potência e torque: 123,67 cm³, 8 cv, 0,90 kgfm
Câmbio: Mecânico, 4 marchas, embreagem automática
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira
Partida: Elétrica
Adição mais recente ao catálogo da Shineray no mercado brasileiro, a Rio 125 se tornou a moto mais barata da marca equipada com injeção eletrônica e só não é a mais barata do país a dispensar o carburador porque a Honda Pop 110i já tem o equipamento. Ela chega já como a quinta moto 0km mais em conta do país. Também de olho na Honda Biz, a Rio 125 tem mais itens de série como diferencial, mas sua velocidade máxima declarada é de somente 79 km/h.
Preço: R$ 11.090
Motor, potência e torque: 123,67 cm³, 8 cv, 0,90 kgfm
Câmbio: Mecânico, 4 marchas, embreagem automática
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira
Partida: Elétrica e pedal
Lançada em setembro de 2023, a Shineray Jet 125 SS EFI chegou já como a sexta moto 0km mais barata do Brasil. O modelo da categoria motoneta também rivaliza com a Honda Biz, líder da categoria, e ampliou o catálogo de motos da Shineray que dispensam o carburador. Ela traz o mesmo conjunto da Jet 125 SS carburada, mas com o acréscimo da injeção eletrônica.
Preço: R$ 11.670
Motor, potência e torque: 109,1 cm³, 8,33 cv, 0,89 kgfm
Câmbio: Mecânico, 4 marchas, embreagem automática
Freios: Tambor nas duas rodas
Partida: Elétrica
De 2023 para o início de 2024, a Honda Biz 110i acumulou uma aumento de R$ 670 no preço sem contar o frete. Com isso a motoneta mais vendida do Brasil acabou perdendo três posições no ranking das motos 0km mais baratas do Brasil. A versão mais simples da Honda traz um conjunto muito similar ao visto na Pop 110i, mas com a facilidade de dispensar o manete de embreagem e um pouco mais de desempenho. Os freios ainda são a tambor e rodas são raiadas, mas ela conta com marcador de combustível, cavalete central, partida elétrica e tomada 12V sob o assento.
Preço: R$ 12.590
Motor, potência e torque: 150 cm³, 10,3 cv, 1,4 kgfm
Câmbio: Mecânico, 5 marchas
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira
Partida: Elétrica e pedal
Lançada em julho de 2023, a Shineray JEF 150S é a sexta moto da Shineray na lista. Ela chegou de olho do mercado da própria Honda CG 160 Start (R$ 14.360), mas sai bem mais em conta. No entanto, alimentada por carburador, entrega menos potência e desempenho sem grandes adições à lista de equipamentos de série. Ela tem como diferenciais as rodas de liga leve e o uso de lâmpadas de LED nos piscas e na lanterna.
Preço: R$ 12.790
Motor, potência e torque: 125 cm³, 9,8 cv, 1,0 kgfm
Câmbio: Automático CVT
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira
Partida: Elétrica
Na sequência já aparece a scooter mais barata do Brasil. A Yamaha NEO 125 chega na 8ª posição custando R$ 12.790, perdendo três posições na comparação com 2023. A moto também já traz faróis de LED, mas seu painel é analógico convencional. Entre seus diferenciais na comparação com a Honda Elite 125, sua principal rival, ela traz rodas maiores de 14 polegadas e é um pouco mais potente.
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