Logo depois de anunciar um invetimento de R$ 7 bilhões no Brasil, a General Motors revela que irá parar a produção dos Chevrolet Onix e Onix Plus em Gravataí (RS) por duas semanas, entre os dias 12 e 25 de fevereiro. A justificativa dada pela empresa é de que está realizando um ajuste na linha e no programa de produção. A data será logo após o carnaval e a fábrica só voltará a operar no dia 26 (segunda-feira).
A suspensão ocorre um mês depois do retorno da produção após as férias coletivas de dezembro e janeiro. Os resultados parciais de vendas apontam que o Chevrolet Onix emplacou cerca de 5.714 unidades em janeiro, uma queda de 47,3% ante dezembro; enquanto o Onix Plus vendeu 3.559 veículos, 44,2% a menos. A Chevrolet começa o ano na terceira posição, somando 18.880 carros vendidos no mês, 41,7% abaixo de dezembro de 2023. Embora o valor pareça alto, a Volkswagen, com uma linha nacional bem maior, recuou 49% e emplacou 22.324 no primeiro mês de 2024. Praticamente todas as fabricantes tiveram queda em janeiro, um mês historicamente ruim em vendas.
Este resultado leva a entender que a GM está tentando equilibrar o estoque existente tanto nos pátios das fábricas quanto das concessionárias. Valcir Ascari, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, disse à Agência AutoData que a fabricante não deu detalhes sobre o motivo da paralisação e, na visão do sindicalista, é uma forma de reduzir os estoques. O site Autoindústria, citando uma fote no setor, diz que a GM havia antecipado a queda nas vendas abaixo da expectativa. Para a imprensa, a GM apenas declarou o seguinte:
“A fábrica da GM em Gravataí fará ajuste no programa de produção e concederá férias coletivas aos empregados dos dias 12 a 25 de fevereiro”
A situação é curiosa pois a diretoria da GM acabou de anunciar um investimento de R$ 7 bilhões no Brasil até 2028, dizendo estar otimista sobre o mercado local. O aporte tranquilizou operários e concessionárias, que estavam receosos com os rumores de que a fabricante estaria ensaiando sair do país – a própria empresa fez uma ameaça dessas em 2019, com um comunicado interno distribuído nas fábricas.
Ascari ainda revelou à AutoData que a cúpula da GM fez uma reunião em Gravataí, mas que não afirmaram nada sobre como o investimento de R$ 7 bilhões irá beneficiar o complexo. “Quando reivindicamos fatia dos R$ 7 bilhões anunciados na semana passada em Brasília, até 2028, e um produto novo para cá, eles disseram que dependerá do momento e não afirmaram nada a respeito”, revela o sindicalista.
Fonte: Autoindústria, AutoData
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