A Toyota acaba de confirmar em comunicado global que suspendeu totalmente a comercialização de pelo menos 10 modelos equipados com motores a diesel. A decisão foi tomada depois que comitê investigativo especial descobriu que afiliada da empresa fraudou testes de certificação de três famílias de propulsores.
Segundo informado, a Toyota Industries Corporation (TICO), responsável pelo desenvolvimento dos motores, usou um software durante os testes de certificação que era diferente daquele adotado na produção em série dos motores. O objetivo da manobra era alcançar “valores de potência e desempenho que parecessem mais suaves e com menos variação”.
Ao todo, 10 modelos utilizam os motores afetados em todo o mundo. A lista inclui Land Cruiser 300, Hiace, Innova e Lexus LX500D, além de modelos conhecidos no Brasil como Hilux e SW4. Em nota, a Toyota afirmou que veículos envolvidos “atendem aos padrões de potência do motor” e que não há necessidade de parar de usar os motores ou veículos. Mesmo assim, a empresa decidiu parar de comercializar - pelo menos por enquanto - os veículos afetados.
O Ministério dos Transportes do Japão disse em comunicado que ordenou que a Toyota Industries resolvesse sua má gestão nos testes de motores, acrescentando que realizaria inspeções e aplicaria penalidades. “A fraude é um ato que mina a confiança do usuário e abala os próprios alicerces do sistema de certificação automotiva”, afirmou o ministério.
Porta-voz da Toyota explicou que as irregularidades dizem respeito à “suavização” das curvas de potência e torque, de modo que não há qualquer declaração exagerada de potência, torque ou outros valores relacionados ao trem de força. “Além disso, isto não tem qualquer impacto nas emissões ou na segurança dos veículos afetados”, garantiu.
Motor 2.8 turbodiesel D-4D equipa Hilux e SW4 no Brasil
Koji Sato, CEO da Toyota, disse em entrevista coletiva que a empresa usou 36.000 unidades dos motores afetados em todo o mundo a cada mês, o que equivale a 432.000 unidades por ano.
Procurada pela reportagem de Motor1.com, a Toyota do Brasil enviou o seguinte posicionamento:
A Toyota Industries Corporation, uma afiliada da Toyota Motor Corporation, anunciou em 29 de janeiro de 2024 que foram encontradas irregularidades nos testes de certificação de potência (cavalos) aplicáveis a determinados países em três modelos de motores da Toyota.
Entretanto, esse problema não afeta nenhum veículo no Brasil.
Esse problema está relacionado a irregularidades no processo de certificação com base em requisitos locais em determinados países, mas não tem nenhum impacto sobre a potência real, o torque ou outros valores relacionados ao trem de força do veículo.
Além disso, essas irregularidades não comprometem as emissões ou a segurança dos veículos.
Gostaríamos de assegurar aos nossos clientes que seus veículos não foram afetados por essas irregularidades. No entanto, pedimos desculpas por qualquer confusão ou preocupação que esse problema possa ter causado.
Fonte: Reuters
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