Algumas fabricantes estão apostando mais no segmento de usados, emitindo certificados para seus carros. No Brasil, Fiat, Honda, Hyundai e Toyota já realizam algo deste tipo. Esta prática está crescendo também nos EUA, onde a Toyota está expandindo seriamente os critérios, introduzindo um novo programa "Silver Certified" para modelos com até 125.000 milhas (201.168 km) e até 10 anos de modelo.
Os programas de veículos usados certificados (CPO) são uma excelente maneira de adquirir um carro relativamente sem uso por menos dinheiro, sem abrir mão da garantia. No entanto, geralmente há estipulações rigorosas para os carros CPO. Aspectos como quilometragem, condição e histórico de propriedade os qualificam para esse privilégio.
A Honda introduziu um programa semelhante nos EUA, mas menos agressivo, no ano passado, sinalizando uma mudança interessante no mercado de carros usados. Os carros estão (de modo geral) mais confiáveis do que nunca, e as pessoas estão usando-os por mais tempo, o que reduziu o estoque de veículos com quilometragem média que compunha os programas CPO tradicionais.
Embora não haja muitas informações sobre preços, é quase certo que se trata de uma jogada da Toyota em um segmento diferente do mercado. Os carros CPO geralmente custam um pouco menos que os novos, acompanhando a depreciação inicial. Os carros Silver Certified terão uma garantia transferível de 12 meses e 12.000 milhas (19.312 km) para o trem de força e serão significativamente mais baratos do que os novos.
Em comparação, os carros com certificação Gold só podem ter seis anos de idade e menos de 85.000 milhas (136.764 km), mas recebem uma garantia do trem de força de sete anos e 100.000 milhas (160.934 km) e uma garantia abrangente de um ano e 12.000 milhas (19.312 km).
Essa gama inclui praticamente toda a produção da primeira geração do Scion FR-S e do Toyota 86, e até mesmo exemplos de alta quilometragem do Toyota Supra de quinta geração. Imagine um mundo comigo, leitor, onde você pode obter uma garantia de motorização de 12.000 milhas (19.312 km) em um BMW com 125.000 milhas (201.168 km). Obviamente, todos os carros mais normais da Toyota dos últimos 10 anos também se qualificam.
O programa já está no ar, mas o estoque atual não se parece tanto com uma mina de ouro para entusiastas, mas sim com modelos Prius de cinco anos de idade com 100.000 milhas (160.934 km). Embora o preço seja significativamente mais barato do que o de um carro novo, com muitos carros abaixo de US$ 20.000 (R$ 98.294), os compradores terão que aceitar a quilometragem mais alta.
No Brasil, a Toyota tem este programa desde 2021, apenas para carros com 8 anos de vida ou 100 mil km rodados. O veículo passa por uma inspeção de até 166 itens, como volante, pedais, painel de instrumentos, itens de conforto e segurança, motor, suspensão, freios e mais.
Uma coisa é certa: o mercado de carros usados está mudando e os fabricantes de automóveis estão participando ativamente dessa mudança.
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