Com todo o entusiasmo em torno do GR Yaris 2024, agora com opção de câmbio automático, é fácil esquecer a versão básica bem mais monótona. Apesar de ter o sufixo "RS", que sugere algo empolgante, o modelo básico é um hot hatch apenas no nome - no Brasil, chamamos de esportivado. A Toyota ainda não atualizou o RS mais barato com o estranho painel de instrumentos do GR Yaris "real", mas o carro continua à venda no Japão.
Embora possa se parecer muito com o modelo completo, o GR Yaris RS é oferecido apenas com tração dianteira. A situação piora, pois a Toyota vende essa versão apenas com uma transmissão continuamente variável (CVT). Como lembrete, o legítimo hot hatch tem tração integral com um câmbio manual de seis marchas ou o recém-adquirido câmbio automático de oito marchas.
Depois, há o motor. O GR Yaris RS usa o "M15A-FKS" em vez do conhecido "G16E-GTS", também instalado no GR Corolla e no Lexus LBX Morizo RR. É uma unidade de 1,5 litro naturalmente aspirada em vez de um 1,6 litro turboalimentado. Também é uma unidade de três cilindros, mas com apenas 120 cv e 14,8 kgfm. O Yaris GR revisado agora está equipado com 306 cv, compatíveis com o Corolla Morizo GR.
Embora tudo isso seja um espetáculo, sem nenhuma vantagem extra, o GR Yaris RS é muito mais barato do que seu irmão gêmeo muito mais musculoso. A Toyota quer 2.650.000 ienes, ou cerca de R$ 89 mil nas taxas de câmbio atuais. O GR Yaris RZ, mais potente, com tração nas quatro rodas e câmbio manual, custava 4.560.000 ienes (cerca de R$ 151.000) antes da atualização. O preço do modelo 2024 será anunciado próximo ao lançamento.
O GR Yaris RS é um raro exemplo de upbadging direto da fábrica. Para os olhos não treinados, ele se parece com o hot hatch, mas há certos detalhes que traem sua verdadeira identidade. Por exemplo, o velocímetro só vai até 180 km/h, enquanto no hatch de desempenho ele para em 280 km/h.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Fiat 500 completa 15 anos de lançamento no Brasil; relembre trajetória
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Bizarro: além dos carros, Omoda Jaecoo cria até cachorro e vendedor robô