Sempre fomos orientados a não usar nossos smartphones enquanto dirigimos para evitar distrações. No entanto, isso não impede que os fabricantes de automóveis instalem telas enormes em seus painéis. A Mercedes-Benz está entre os piores infratores nesse sentido com sua chamada Hyperscreen. Ao que parece, a marca de luxo alemã ainda não está satisfeita com o tanto de telas dentro de seus carros.
Em entrevista com a revista Autocar, o diretor de tecnologia da empresa, Markus Schäfer, disse que há mais telas nos planos. Aparentemente, a Mercedes está "em uma trajetória na qual você verá ainda mais telas no carro". A próxima grande novidade? Uma tela que vai de ponta a ponta do painel: "A Mercedes passará a usar telas contínuas da esquerda para a direita. Essa é a próxima evolução."
Schäfer promete uma "experiência realmente impressionante" com a tela OLED de tamanho gigante que usa tecnologia LG e tem mais de 55" (o que dá cerca de 1,4 metro) de largura. Os gráficos devem ser de primeira qualidade, pois o objetivo é usar um motor gráfico de videogame. Enquanto isso, a Hyperscreen atual consiste em três telas separadas: um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, um sistema de multimídia de 17,7 polegadas e uma tela de 12,3 polegadas para o passageiro da frente.
A concorrente BMW descobriu uma maneira de colocar telas em outros lugares dentro de seus carros de luxo. Não, não estamos falando da tela de teatro de 31,3 polegadas que se dobra no teto do Série 7. Os dois painéis das portas traseiras do carro-chefe integram telas sensíveis ao toque de 5,5 polegadas para acessar uma variedade de recursos.
2024 BMW 7 Series
BMW Vision Neue Klasse concept
No entanto, a BMW sinalizou que quer tomar uma direção diferente com produtos futuros. A próxima onda de EVs baseados na plataforma Neue Klasse eliminará a atual configuração de tela de lado a lado. Em vez disso, a concorrente bávara quer se livrar do painel de instrumentos e substituí-lo por projetor estilo head-up display em todo o painel. Além disso, o sistema de multimídia será movido para mais perto do centro do painel.
Quanto à Audi, o conceito Grandsphere - que se acredita ser uma prévia do substituto do A8 - também tinha uma tela em todo o painel. Ele ainda apresentava uma tela separada para o motorista montada na coluna de direção.
Audi Grandsphere concept
Audi Grandsphere concept
A direção é clara: os fabricantes de automóveis estão se livrando dos botões e maçanetas convencionais e integrando o acesso a essas funções em enormes telas sensíveis ao toque. Não se trata apenas de marcas de luxo, pois os principais fabricantes de automóveis também parecem estar se afastando gradualmente dos controles tradicionais.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz Sprinter 2025 ganha novos itens de série; veja equipamentos
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Promoção premium: Mercedes-Benz tem CLA, Classe C e GLB com taxa zero
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Preparadora transforma conversível em perua com muita fibra de carbono
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?