A briga entre Toyota e Honda entrou em um nicho interessante durante 2023. A chegada dos esportivos Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla colocou a disputa japonesa em um terreno de nomes tradicionais com preparação pensada para os fãs e entusiastas. Nas pistas, é uma briga boa que já marca alguns track days pelo país. E nas lojas?
Por mais de R$ 400 mil cada, a dupla japonesa emplacou 112 unidades em 2023, um número relativamente interessante pelo seu nicho e pela quantidade de unidades limitadas que são importadas. Mas com alguns meses de vantagem em sua chegada, o GR Corolla levou a melhor, com 61 emplacamentos no ano, contra 51 do Civic Type R - o Toyota aparece nas tabelas em julho, enquanto o Civic apareceu em setembro.
O GR Corolla chegou em duas versões, com preços de R$ 416.990 (Core) e R$ 461.990 (Circuit). Tem o motor 1.6 turbo de 304 cv e 37,7 kgfm com um câmbio manual de 6 marchas e sistema de tração integral de distribuição automática. Já o Honda Civic Type R vem em versão única, de R$ 429.990, com motor 2.0 turbo de 297 cv e 42,8 kgfm de torque, com câmbio manual de 6 marchas e tração dianteira.
Não são valores oficiais, mas uma conta básica nos mostra os motivos para as marcas apostarem em modelos de nicho e de valor mais alto. A Honda pode ter faturado R$ 21.929.490 com o Type R, enquanto a Toyota, considerando uma divisão 50% de cada versão, pode ter recebido R$ 26.808.890 - juntas, um total de R$ 48.738.380.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça