Entre diversos segmentos do mercado brasileiro, os sedãs chamam a atenção pela dominância de dois nomes em seus sub-segmentos: Chevrolet Onix Plus e Toyota Corolla. No fechamento de 2023, a dupla foi líder com uma boa distância de seus concorrentes, principalmente o sedã médio, que não vê um concorrente de peso desde o fim da produção nacional do Honda Civic.
Entre os compactos, o Fiat Cronos ficou perto quando olhamos o mês de dezembro isolado, mas o geral foi do Onix Plus e seus 74.887 emplacamentos. Com 50.755, o Cronos tem uma boa diferença para o terceiro colocado, o Hyundai HB20S, que vê um VW Virtus mais próximo e foi o único com resultado negativo em dezembro.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (DEZEMBRO/2023) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2023 |
1º | Chevrolet Onix Plus | 6.375 | 17,6% | 74.887 |
2º | Fiat Cronos | 6.332 | 13,6% | 50.755 |
3º | Hyundai HB20S | 3.035 | -9,3% | 30.281 |
4º | Volkswagen Virtus | 3.629 | 49,3% | 27.094 |
5º | Toyota Yaris Sedan | 2.702 | 55,8% | 20.571 |
6º | Honda City | 931 | 5,1% | 11.841 |
7º | Nissan Versa | 1.024 | 32,6% | 8.858 |
8º | Renault Logan | 415 | 18,6% | 4.559 |
9º | Volkswagen Voyage | 1 | 0 | 2.074 |
Entre os médios, o Toyota Corolla emplacou no mês quase o que o Nissan Sentra, seu concorrente mais direto na faixa de preço, emplacou em 2023 inteiro. O BMW Série 3, queridinho do mercado premium, fechou o ano com mais de 5 mil unidades vendidas. Chama a atenção as 857 unidades do BYD Seal entregues em dezembro, provavelmente um acumulo das vendas desde seu anúncio que foram entregues somente agora.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (DEZEMBRO/2023) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2023 |
1º | Toyota Corolla | 4.050 | 13,4% | 42.923 |
3º | BMW Série 3 | 458 | 58,5% | 5.008 |
2º | Nissan Sentra | 384 | 17,8% | 4.146 |
4º | Volkswagen Jetta | 278 | -0,7% | 2.230 |
5º | Chevrolet Cruze | 175 | 65,1% | 1.278 |
6º | BYD Seal | 857 | 958,0% | 1.040 |
8º | Caoa Chery Arrizo 6 | 19 | -64,8% | 969 |
14º | Mercedes-Benz Classe C | 200 | 1566,7% | 865 |
9º | Audi A3 Sedan | 75 | 127,3% | 673 |
7º | Audi A5 | 40 | -29,8% | 557 |
16º | Honda Civic | 19 | 46,2% | 476 |
13º | Mercedes-Benz CLA | 58 | 314,3% | 420 |
10º | Hyundai Ioniq | 1 | -96,8% | 260 |
12º | BMW i4 | 9 | -40,0% | 155 |
11º | BMW Série 2 | 20 | -28,6% | 113 |
15º | BMW Série 4 | 0 | -100,0% | 110 |
17º | JAC E-JS7 | 1 | -75,0% | 83 |
Entre os grandes, o Porsche Panamera, que chega em nova geração este ano, foi o mais vendido de 2023, mas com uma queda perceptível em dezembro justamente por essa nova versão. Novidade no fim de 2023, o Honda Accord fechou o ano com 104 unidades pelos emplacamentos da nova geração nos últimos meses do ano.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (DEZEMBRO/2023) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2023 |
1º | Porsche Panamera | 56 | -28,2% | 509 |
2º | Porsche Taycan | 43 | 34,4% | 322 |
3º | Honda Accord | 52 | 420,0% | 104 |
4º | BMW Série 5 | 9 | 0,0% | 96 |
5º | Lexus ES | 11 | 83,3% | 83 |
6º | BYD Han | 6 | 200,0% | 78 |
7º | Audi E-Tron GT | 0 | 0 | 42 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking