Desenvolvido no Brasil, o Volkswagen Nivus acabou virando um produto global, quando começou a ser vendido na Europa com o nome Taigo. Enquanto aqui esperamos por uma reestilização para o SUV-cupê, a variante europeia chegou à linha 2024 com uma mudança importante para a versão intermediária, passando a contar com um motor 1.0 turbo mais potente, agora entregando 115 cv.
Para a Europa, o Taigo tem uma linha de motores mais ampla do que o Volkswagen Nivus brasileiro A versão de entrada usa o 1.0 turbo de três cilindros, mas em uma configuração de somente 95 cv e sempre com um câmbio manual de 5 marchas. Logo acima estava o 1.0 TSI na variante de 110 cv, agora com a potência elevada para 115 cv, podendo usar uma transmissão manua lde 6 marchas ou automatizado DSG de dupla embreagem e 7 posições.
Na versão topo de linha, o Nivus europeu ainda conta com o 1.5 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, a versão atualizada do 1.4 turbo usada no país em outros modelos. Assim como o 1.0 turbo mais potente, pode ser manual de 6 marchas ou com um dupla embreagem de 7 posições. No caso do Brasil, o SUV-cupê deve ganhar uma versão esportiva GTS este ano como parte da reestilização, adotando o 1.4 TSI de 150 cv.
É uma mudança pequena para o Taigo, já que o carro chegou à Europa em 2021, mas que faz a diferença. A Volkswagen diz que, com o motor de 115 cv e o câmbio manual, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, tem uma velocidade máxima de 191 km/h e tem um consumo médio de 18,1 km/litro. Se trocar pela transmissão DSG, o tempo do 0 a 100 km/h sobe para 10,9 segundos, enquanto o consumo piora para 16,9 km/litro.
Para o Brasil, esperamos pela reestilização do SUV-cupê, prevista para este ano. O carro já foi visto em testes pelo país, escondendo as mudanças no design, mas o flagra mostrou que estava com freios a tambor nas rodas traseiras, ao invés dos freios a disco. É uma mudança semelhante à que foi feita no Polo renovado, o que alimenta os rumores de que deve passar a vir com o motor 1.0 turbo de 116 cv ao invés do atual de 128 cv.
Mais recentemente, Motor1.com apurou que a Volkswagen confirmou diversas novidades para os concessionários e uma delas é que o Nivus terá a versão esportiva GTS. É uma variante que estava sendo especulada há muito tempo e alguns apontavam que poderia não ter o nome GTS, e sim Exclusive como aconteceu com o Virtus 1.4 TSI. Nossas fontes disseram que a reestilização do Nivus fará com que ele fique semelhante ao Taigo vendido na Europa, e ainda terá a grade com uma barra iluminada e rodas de 18 polegadas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Volkswagen Nivus 2025 tem início de produção na fábrica Anchieta
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Volkswagen confirma novo Nivus GTS para 2025; veja o que sabemos
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
VW lança novo Nivus 2025 reestilizado; veja preços e equipamentos