A Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, Abeifa, divulgou os números de vendas de seus associados em dezembro de 2023 e o acumulado do ano. Segundo a associação, a corrida pelos elétricos e híbridos antes da volta do imposto de importação impulsionou o mercado para suas associadas.
Entre os destaques, a BYD teve um crescimento de 51,8% na comparação de dezembro com novembro. No acumulado, a marca chinesa cresceu 6.208%, indo de 260 unidades emplacadas em 2022 para 17.946 em 2023, ano em que apresentou modelos importantes como o Song Plus, Yuan Plus e o Dolphin, um dos lançamentos mais importantes do ano.
Outras marcas também cresceram pela busca aos elétricos e híbridos entre novembro e dezembro: JAC Motors (66,2%), Volvo (46,8%), Kia (42,1%) e Land Rover (26%), considerando apenas os importados. A Land Rover, com seus produtos nacionais, cresceu 133,8% em dezembro, mesmo nenhum deles sendo eletrificados.
No ano, os associados Abeifa emplacaram 43.428 unidades, um crescimento de 110,2% na comparação com 2022 e suas 20.660 unidades. A volta do imposto de importação para eletrificados ainda é um mistério sobre como o mercado se comportará, apesar de algumas marcas ainda não repassarem aos consumidores os aumentos de preços. O resultado aparecerá nos primeiros meses de 2024, principalmente entre as marcas com elétricos e híbridos em peso.
MARCA | EMPLACAMENTOS 2023 |
Aston Martin | 21 |
BYD | 17.946 |
JAC Motors | 812 |
Jaguar | 366 |
Kia | 4.884 |
Land Rover | 3.062 + 1.927 (nacionais) |
McLaren | 41 |
Porsche | 5.203 |
Suzuki | 984 |
Volvo | 8.182 |
TOTAL | 43.428 |
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