O Nissan GT-R atual é está muito velho. Suas raízes remontam a 2001 com o conceito Skyline GT-R. Apesar de sua idade venerável, o supercarro japonês teve um excelente ano de 2023, quando as vendas aumentaram 584% nos Estados Unidos. Ainda assim, a geração R35 está precisando urgentemente de um substituto.
No Japan Mobility Show, em outubro passado, a Nissan deu a entender as perspectivas de um carro da próxima geração. Esse espetacular Hyper Force roubou a cena em Tóquio com seu design maluco e a promessa de 1.360 cv de potência. Ele tinha motores nos eixos dianteiro e traseiro, tração nas quatro rodas, portas borboleta e um logotipo GT-R pixelado. Agora, o diretor de design do programa da empresa sugere que o conceito chamativo tem uma chance de evoluir para um modelo de produção até 2030.
Em uma conversa com a revista Autocar, Giovanny Arroba se referiu ao Hyper Force como um "sonho ousado, mas tangível, a ser alcançado até o final da década". Ele continuou afirmando que "as formas, a proporção e a postura não são baseadas em pura fantasia". Com relação ao feedback recebido pela Nissan após a revelação do conceito, as opiniões foram variadas. Alguns sugeriram que o próximo supercarro deveria manter um motor de combustão, enquanto outros reagiram "de forma bastante positiva" a uma configuração totalmente elétrica.
O chefe global de produtos da Nissan, Ivan Espinosa, disse anteriormente que o plano é esperar que as baterias de estado sólido atinjam a maturidade antes de lançar um GT-R elétrico. Embora o Hyper Force tivesse uma configuração de motor duplo, Espinosa não descartou a possibilidade de colocar um terceiro ou até mesmo um quarto motor no R36. Ele até mencionou brevemente uma variante esportiva Nismo que teria uma bateria menor para reduzir o peso.
A Nissan já disse que um veículo elétrico com baterias de estado sólido será lançado em 2028. A empresa promete dobrar a densidade de energia e triplicar a velocidade de carregamento em comparação com as baterias de íons de lítio. De acordo com David Moss, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da empresa na Europa, essas baterias de última geração alimentarão um veículo elétrico não relacionado a nenhum modelo existente, pois será necessária uma plataforma totalmente nova. Além disso, Moss afirmou que as baterias de estado sólido aumentarão a viabilidade da produção de SUVs e caminhonetes de grande porte.
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