Apesar de já contar com um dos portfólios de SUVs mais amplos do mercado, a Kia parece achar que há espaço para mais opções. Prova disso vem da Índia, onde a marca desenvolve inédito crossover compacto para colocar no mercado em meados de 2024. O modelo, identificado internamente pelo codinome AY, terá foco comercial voltado para países de economia emergente e promete ter no design o principal chamariz.
Nesse ponto, o segredo em torno do projeto ainda é total. Sem informações específicas de dentro da fábrica e protótipos ainda ausentes dos testes de rua, o visual do projeto AY segue guardado a sete chaves. Apesar disso, rumores indicam que a Kia apostará em linhas chamativas e aspecto geral de robustez para o modelo. Em termos de porte, é certo que o comprimento ficará na casa dos 4 metros - medida que rende vantagens tributárias no mercado indiano.
O nome ainda não foi oficializado pela Kia, mas registros recentes apontam para o batismo Clavis (termo derivado do latim que significa "chave"). Dentro do portfólio indiano da marca, o crossover ficará posicionado como opção ao Sonet (galeria acima) e ao Seltos (porte próximo do Creta). Deverá brigar diretamente com Tata Punch, Suzuki Ignis, Nissan Magnite e Hyundai Exter.
Sob o capô, serão oferecidos tanto motores tradicionais a gasolina quanto opções elétricas. A versão EV seguirá o mesmo desenho e plataforma, ganhando mudanças apenas em detalhes pontuais como forma de diferenciação. Nesse aspecto, a receita será a mesma seguida pela Citroën com o C3 elétrico também vendido na Índia.
A produção será concentrada na Índia e estimativas indicam entrega anual de 100 mil unidades, atendendo também mercados de exportação.
Fonte: Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman